MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 23 de outubro de 2011

Agricultores familiares de cidade do CE investem no cultivo de abacaxi

 

Dezesseis agricultores familiares fazem o plantio em 22 hectares.
Os frutos saem de Porteiras para as feiras livres da região, no Sul do Ceará.

Do G1 CE
A produção de abacaxi eleva a renda das famílias de pequenos agricultores do município de Porteiras, no Sul do Ceará. Dezesseis agricultores familiares fazem o plantio em 22 hectares e a produtividade, de 13.500 abacaxis por hectare, está na média nacional, segundo José Dias Ferreira, gerente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce).
Até 2009, os agricultores plantavam mandioca e pequi. O cultivo do abacaxi começou com Cícero Antônio dos Santos. Dois anos depois, o agricultor e um irmão dele têm 40 mil pés plantados e em fase de colheita. Os frutos são das variedades pérola, o de tamanho maior e jupi, o menor.
Estimulado pelos vizinhos, Vicente Cícero da Silva, 68 anos, também passou a cultivar abacaxi. Ele conta que a venda dos frutos a R$ 1,50 a unidade complementa a aposentadoria de um salário mínimo.

Os abacaxis de porteiras são vendidos nas feiras livres do Sul do Ceará. E a partir de 2012, as vendas podem melhorar mais ainda com o fornecimento para a prefeitura, de acordo com Reginaldo Rodrigues Ribeiro, secretário de Agricultura de Porteiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário