MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Consultório itinerante atende trabalhadores rurais de Minas Gerais

 

Agentes de saúde visitam fazendas de Cambuquira.
Objetivo é prestar atendimento a quem não pode se deslocar até a cidade.

Do Globo Rural
O Projeto Saúde Itinerante Rural, desenvolvido em Cambuquira, Minas Gerais, começou em agosto. Os agentes de saúde saem cedo da cidade, pegam a rodovia e logo estão na zona rural. Eles enfrentam a estrada de terra e a poeira para chegar às fazendas. Todos seguem para a lavoura de café, onde os empregados dão uma pausa na colheita.
A equipe é composta por um médico, uma enfermeira e vários agentes. O trabalho de atendimento na roça começou depois que os agentes de saúde perceberam que durante a colheita o movimento nos postos de saúde diminuía e os moradores também não são encontrados em casa. A iniciativa do consultório itinerante foi da enfermeira Chyntia Alves.
Setecentas e cinquenta famílias são atendidas desta forma. Os trabalhadores rurais recebem várias orientações. Os agentes também conferem a pressão arterial e o nível de glicose no sangue.
Em outra fazenda da região, onde os atendimentos são realizados na capelinha, a visita da equipe ocorre uma vez por mês. Até as crianças são atendidas.
O projeto já produz resultados. Foi em uma dessas visitas que Dirce e Helessandra descobriram que tinham uma doença no útero. Graças ao atendimento na roça, mãe e filha se cuidaram e hoje estão cheias de saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário