MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Campanha quer reduzir mortes por AVC no Amazonas

 

11,6% das mortes relacionadas a problemas cardiovasculares foram por AVC.
Campanha teve início nesta terça-feira com apoio da Ufam

Do G1 AM
A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) promove a primeira campanha de mobilização para alertar a população para os riscos do Acidente Vascular Cerebral (AVC). A mobilização iniciou nesta terça-feira (25), com apoio da Universidade federal do Amazonas (Ufam).
Até domingo (30), a ação vai intensificar a orientação e o atendimento à população acima de 40 anos. O trabalho é executado por profissionais da saúde do Estado e finalistas do curso de Medicina da Ufam que, durante a campanha, trabalham com a realização de teste de glicemia, aferição da pressão arterial e massa corporal.
A campanha prioriza inicialmente a capital, onde há registro maior de casos de AVC. Na Zona Norte de Manaus, a campanha é realizada no Centro de Atenção Integral a Melhor Idade (Caimi), no Centro de Convivência da Família da Cidade Nova e na unidade do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) do mesmo bairro. Na zona sul, o atendimento é feito no Centro de Convivência do Idoso da Aparecida, no Centro. Na zona leste, a campanha acontece no PAC do bairro São José. Na oeste, a é realizada no Caimi e PAC da Compensa.
Ocorrências
Dados do Boletim Epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) apontam que de 21,4% das mortes provocadas por problemas cardiovasculares registrados no Amazonas em 2010, quase a metade (11,6%) foram por AVC, conhecido como derrame.
Segundo a médica neurologista Daiane Picoloto Camargo, o alerta deve ser reforçado para pessoas portadores de diabetes, hipertensão, colesterol alto, fumantes e sobretudo, para quem passou dos 50 anos de vida.
“Esse que é considerado o grupo de risco nós orientamos para uma alimentação saudável, com baixa caloria e sal. Eles estão propensos a ter até 50% a mais de chance de um AVC”, disse Daiane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário