- Relatório explora a Creator Economy e como os diferentes perfis de influenciadores se encaixam com as etapas da jornada de compra - Foram mapeadas também cinco tendências do marketing de influência A Cadastra, empresa global de soluções de marketing, tecnologia, estratégia, data e analytics, produziu um estudo sobre o marketing de influência e sua conexão com estratégias de performance. O documento aponta que no Brasil, até julho de 2022, existiam mais de 500 mil influenciadores com mais de 10 mil seguidores (Nielsen) e que, só em 2022, mais de 40% dos brasileiros já compraram ou consumiram algo por influência de anúncios de celebridades, ou influencers nas redes sociais. Não por acaso, o Brasil é o país com consumidores mais influenciados na hora de tomar sua decisão de compra (Statista Global Consumer Survey) e segundo país que mais segue influenciadores atrás apenas da Filipinas. O estudo traz também que 60% das pessoas preferem creators que falem com elas e com quem se identifiquem; 50% realmente ouvem as opiniões de especialistas sobre o assunto tratado; e somente 20% dos entrevistados dão preferência e importância para quem tem mais seguidores e status nas redes (Studio ID). “O universo dos influenciadores e creators, ainda que tenha muito a ser explorado e pareça ter novidades incessantes, já tem características bem estabelecidas. Um dos fatores que desponta como mais relevante na hora de influenciar é ter uma personalidade que as pessoas reconheçam e se identifiquem. Quanto mais argumentos, informações e credibilidade, maior é o nível de convencimento e influência”, afirma Hugo Novaes, sócio e VP do Creative Hub da Cadastra, líder da equipe responsável pelo estudo. Performance e perfil dos influenciadores O estudo aponta que uma iniciativa de influência bem-sucedida começa pela definição de um objetivo claro, que pode ser: gerar awareness para a marca; gerar leads a serem trabalhados pelo marketing e vendas; aumentar a presença digital da empresa; ou impulsionar vendas diretas no e-commerce. Tendo isso em vista, há três estratégias mais usuais: ativação, campanha e embaixadores, conforme descrito no quadro. Chega então a hora da escolha do influenciador mais indicado para cada marca, estratégia e ocasião, considerando claro os cuidados de brand safety já conhecidos no mercado. A Cadastra propõe um “match” conforme descrito no quadro. “É importante ressaltar também que o processo de compra não é linear, logo, é fundamental impactar os consumidores em vários momentos de sua jornada com influenciadores de diferentes perfis /momentos do funil de vendas. Desta forma, podemos sim falar de performance e influência gerando grandes resultados para as marcas”, ressalta o VP do Creative Hub da Cadastra. Tendências Foram identificadas cinco tendências principais nesta área. A primeira delas é a inclusão e diversidade de influenciadores, criatividade e apoio a causas sociais são pontos valorizados e exigidos pela audiência quando falamos de Marketing de Influência. Independente do objetivo das campanhas, os consumidores estão com os olhos cada vez mais atentos para a representatividade. O segundo movimento é o aumento de parcerias com nano e microinfluenciadores, tanto pela questão dos custos mais baixos, quanto pelo maior engajamento e proximidade que costumam ter. Os vídeos curtos (3) continuam em alta, principalmente no TikTok e Reels do Instagram. Eles são fáceis de serem consumidos e, além de prender a atenção do usuário, conseguem entreter e, ao mesmo tempo, passar a mensagem definida na estratégia de forma leve e clara. Com a pandemia as pessoas passaram a consumir muito mais conteúdos na internet e com isso veio a necessidade desse consumo ser por conteúdos mais autênticos (4), que transparecem verdade e fazem com que a audiência se identifique com o que está consumido. Uma pesquisa aponta que 90% dos consumidores brasileiros confiam muito mais em empresas com propósito claro e definido (5 - inPress Porter Novelli). Com isso, é esperado que as marcas se posicionem, tenham claro seus valores e demonstrem isso, na prática, abrindo espaço para conversas com o seu público. Creators economy O Estudo faz uma importante diferenciação. Os creators são pessoas, que através da criatividade, criam conteúdos originais de forma mais ampla, seja para marcas, empresas, clientes ou o que for. Eles podem criar seus conteúdos por puro lazer ou de forma profissional, a depender do seu público e objetivos. Já os influencers são pessoas que usam as plataformas digitais e seu poder de engajamento para influenciar pessoas. Nem sempre eles são criadores de conteúdo, mas através da sua relevância, promovem produtos, serviços ou marcas a fim de fazer com que sua comunidade, seus seguidores, consumam aquilo que estão, de alguma forma, divulgando. Veja no quadro as principais diferenças. “Em ambos os casos, trata-se de uma nova fase da economia, a creators economy, em que, por meio das ferramentas digitais, os criadores de conteúdo são capazes de monetizar e acessar a receita de suas criações. Esse movimento passa pelas empresas desenvolverem serviços e ferramentas que auxiliem os influenciadores nessa jornada. Exemplo disso são plataformas como a Twitch, o Instagram, TikTok e OnlyFans”, explica Bárbara Bronzatti, gerente de social media & content da Cadastra. Confira a íntegra do estudo aqui. Sobre a Cadastra Empresa global de soluções de marketing, estratégia de negócios, tecnologia, dados e analytics, entrega resultados exponenciais em vendas por meios de canais digitais. Pioneira e líder em search engine marketing no Brasil, é a única empresa na América Latina a oferecer soluções de ponta a ponta em Transformação Digital, com metodologia proprietária, possibilitando uma taxa de retenção de clientes superior a 90%. A Cadastra tem cerca de 700 profissionais, em doze escritórios (Brasil, Argentina, Colômbia, México e Inglaterra), e está na liderança de três quadrantes do Relatório ISG Provider Lens™ Martech Solutions e Service Providers 2022 (Análise & Inteligência, Presença & Anúncios Digitais e Serviços Estratégicos Martech). Em 2022, foi a primeira empresa nativa em performance digital indicada ao prêmio Caboré, do Meio & Mensagem, na categoria Serviços de Marketing, além de ser a única empresa da América Latina a ganhar o Salesforce Partner Innovation Award 2022. Está listada no ranking The Americas’ Fastest-Growing Companies 2023 do Financial Times, por seu crescimento de 2018 a 2021. Mais informações: DFREIRE Comunicação e Negócios Rafael Machado - rafael@dfreire.com.br Marcela Lima – marcelalima@dfreire.com.br 11 95865-8450 Élida Gonçalves - elida@dfreire.com.br |
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