Vera Lucia Rodrigues*
Em
primeiro lugar seria importante destacar o que é uma assessoria de
imprensa e o que ela pode fazer por uma indústria. Encarregada de
estabelecer um canal permanente com o mercado, através dos formadores de
opinião responsáveis por escrever todos os dias as páginas dos veículos
de comunicação no País e fora dele, a assessoria de imprensa pode ser
uma excelente aliada quando se trata de levar informações relevantes que
possam interessar a um universo específico de atuação, que são os
jornalistas especializados nos diversos segmentos de atuação onde ela se
insere.
Para termos uma ideia da importância desse
segmento de atuação, de acordo com o IBGE - Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística, o número exato de indústrias no Brasil pode
variar conforme a definição de produção, o porte e outros indicadores
relevantes, mas, de maneira geral, o IBGE estima que existam cerca de
600 mil indústrias no país, considerando todas as suas categorias e
portes.
Podemos imaginar as dificuldades desse universo
empresarial composto por indústrias de uma maneira geral para levarem
até os seus consumidores informações relevantes sobre os seus produtos
e, principalmente, os problemas que eles resolvem, até o seu público
consumidor. Nesse sentido é que uma assessoria de imprensa pode ajudar
uma indústria a se destacar no mercado, especialmente em um mercado
competitivo como o brasileiro, onde o número de indústrias é expressivo e
diversificado.
Nesse contexto, uma assessoria de imprensa
pode ser um diferencial significativo para o sucesso e a visibilidade
de uma empresa, contribuindo para destacar uma indústria de seus
concorrentes, não só em relação à construção e gestão de Imagem, onde
uma assessoria de imprensa ajuda a moldar e gerenciar a imagem da
empresa perante o público e a mídia, mas também, em relação à ampliação
da visibilidade da marca e seus produtos. Isso envolve a criação de uma
narrativa positiva e consistente que ressalta os pontos fortes da
indústria, seus valores e seu impacto no mercado. A construção de uma
imagem sólida e confiável é essencial para ganhar a confiança dos
consumidores e parceiros de negócios.
De outro lado, a
assessoria de imprensa tem acesso a uma enorme rede de profissionais de
imprensa, seja de grandes veículos, como também da imprensa
especializada, influenciadores e blogs, agências de notícias e veículos
de comunicação impressos ou online. Utilizando esses veículos de
comunicação e suas conexões, a assessoria de imprensa pode facilitar o
processo onde notícias e informações relevantes sobre a empresa sejam
divulgadas em meios de comunicação relevantes e de grande alcance. Isso
pode gerar uma maior visibilidade e reconhecimento da marca.
De
outro lado, não podemos perder de vista o nível de atividade industrial
no país, onde essas empresas vivem desenvolvendo novos produtos e/ou
novas aplicações para os mesmos produtos. Todo esse manancial de
acontecimentos, pode resultar em uma extensa produção de conteúdos de
alta qualidade, como artigos, notas para a imprensa, estudos de caso e
entrevistas, que se constituem em uma função essencial da assessoria de
imprensa.
Esses materiais não só destacam as inovações e
realizações da empresa, mas também posicionam a indústria como uma
referência em seu setor. Publicações bem elaboradas podem atrair a
atenção de potenciais clientes e investidores. E por meio de estratégias
bem elaboradas, a assessoria de imprensa pode ajudar a posicionar
executivos e líderes da empresa como autoridades e especialistas em suas
áreas de atuação. Isso pode incluir participação em entrevistas,
palestras e artigos de opinião. É público e notório que estabelecer uma
liderança intelectual é uma das melhores formas de se construir
credibilidade e desenvolver confiança no mercado.
Em
essência, concluímos que a assessoria de imprensa não é apenas um
serviço de divulgação, mas um aliado estratégico para qualquer indústria
que busca se destacar no mercado. Ao construir uma imagem positiva,
gerenciar crises, criar conteúdo relevante e estabelecer uma presença de
autoridade, a assessoria de imprensa pode ajudar uma empresa a se
diferenciar da concorrência e alcançar seus objetivos de negócios de
maneira mais eficaz, se constituindo como um recurso fundamental para o
sucesso de uma indústria no Brasil, destacando a importância de uma
comunicação bem gerida e estratégica para se destacar em um cenário
competitivo.
*Vera Lucia Rodrigues é jornalista, mestre em comunicação social pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade São Paulo, especialista em assessoria de imprensa e gestora da Vervi Assessoria de Imprensa, empresa que há mais de 40 anos desenvolve projetos na área de assessoria de comunicação. www.verviassessoriadeimprensa.com.br
Imagens relacionadas
baixar em alta resolução |
Salma Catherine - Vervi Assessoria
IMPRENSA
(11) 2578-0422
Rua Freire Farto, 56 - Pq. Jabaquara - SP - CEP. 04343-120
Nenhum comentário:
Postar um comentário