MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

“Bom dia, Fim do Mundo” dá bom dia a Elon Musk

 



Relações do bilionário com clima, Trump e Amazônia é o tema do quarto episódio do videocast da Agência Pública
 


No Bom Dia, Fim do Mundo desta semana você vai ouvir falar de Elon Musk de um jeito diferente. Para além do bloqueio do X no Brasil, outros negócios de Musk - com maior impacto na questão do clima e na Amazônia - estão na pauta do quarto episódio do videocast da Agência Pública, que traz os assuntos mais relevantes da semana do ponto de vista da emergência climática.

A trajetória do bilionário que inovou na tecnologia de energias limpas, foi queridinho de ambientalistas, e aderiu ao negacionista climático, Donald Trump, abre as conversas entre a jornalista especializada em clima, Giovana Girardi, e Marina Amaral, diretora da Agência Pública, na bancada comandada com leveza e bom humor por Ricardo Terto, escritor e podcaster.

Terto também apresenta o “Trombeta da Semana”, quadro que registra os sinais do apocalipse que a toda hora aparecem em nossas vidas - das bizarrices da política ao jogo do tigrinho.

No segundo bloco, falamos dos satélites da Starlink que apagam constelações dos indígenas e provocam uma reviravolta, com muitas voltas, na Amazônia, onde mais de 90% dos municípios conectam-se à Internet com a tecnologia de Musk.

Um movimento que já inclui mais de mil comunidades dos povos da floresta - indígenas, quilombolas, seringueiros, ribeirinhos. Como diz Avanilson Karajá, coordenador da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), ouvido para o programa: “Garimpeiro usava essa tecnologia e muitos indígenas não tinham acesso. Hoje a gente está usando essa tecnologia para combater o garimpo em áreas isoladas”.

Vamos falar das oportunidades trazidas pelo acesso digital para as comunidades e das novidades que a presença dos povos da floresta estão trazendo para as redes sociais. Hoje temos até influencers indígenas, que brincam com os estereótipos associados a eles, com milhares de seguidores.

Há um mês, a Pública realizou uma campanha de financiamento coletivo para investigar os negócios de Elon Musk no Brasil, e já começou a revelar os seus segredos. Os riscos que a tecnologia de Musk traz para a Amazônia e os povos da Floresta também entram nesse debate, que recusa preconceitos e clichês e, sem fugir da realidade, procura uma “Luz no Fim do Túnel”, quadro que encerra o programa, trazendo um pouco de esperança na nossa distopia.

Afinal, como diz o bordão de Terto nos episódios semanais, no Bom dia, Fim do Mundo a gente conversa “para transformar a apatia em inquietação, sem derrotismo, mas sem negacionismo.”

O programa fica disponível no YouTube da Agência Pública e nos principais tocadores de podcast, todas as quintas-feiras às 6 horas da manhã e no Canal Universitário, na TV PUC, nas segundas-feiras às 23h30.

SERVIÇO

Bom dia, Fim do Mundo

Com Giovana Girardi, Marina Amaral e Ricardo Terto

Episódios semanais toda quinta-feira às 6h
Acompanhe nos principais tocadores de podcast e nos canais de YouTube da Agência Pública e da TV PUC. O programa vai ao ar no Canal Universitário (canal 11 na Claro TV e 10 ou 187 na Vivo TV) às segundas-feiras, 23h30



Sobre a Agência Pública - A Agência Pública foi fundada em 2011 por jornalistas mulheres e tem como missão produzir reportagens de fôlego pautadas pelo interesse público, sobre as grandes questões do país do ponto de vista da população - visando o fortalecimento do direito à informação, à qualificação do debate democrático e a promoção dos direitos humanos. Em 2023, nossas reportagens foram reproduzidas por cerca de 800 veículos, sob a licença creative commons. A Agência Pública ganhou mais de 70 prêmios nacionais e internacionais, como o Prêmio Vladimir Herzog, Prêmio República e Prêmio Gabo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário