- Ferramenta com intérprete de Libras possibilita acesso em tempo real à central de atendimento do birô de crédito.
- Em nove meses, mais de 400 consumidores foram atendidos por equipe especializada da Serasa.
- Parceria com plataforma de atendimento em Língua de Sinais promove autonomia a pessoas com deficiência auditiva.
- Mais de 70% das pessoas com deficiência auditiva que acionam a Serasa querer renegociar dívidas.
Setembro de 2024 – Diante
da crescente demanda por atendimento em Língua Brasileira de Sinais, a
Serasa fortalece canais para atender consumidores com deficiência
auditiva. Em parceria com a ICOM, plataforma especializada em Língua de
Sinais, a central já prestou suporte a mais de 400 pessoas desde o
início do ano, oferecendo tradução simultânea e soluções personalizadas
para serviços financeiros.
A
tradução simultânea por videochamada funciona em parceria com o ICOM,
cujos intérpretes são habilitados a fazer o contato entre consumidores
surdos e centrais de atendimento. A plataforma ICOM permite atender o
cliente surdo no seu próprio idioma em tempo real.
Mais
de 70% dos atendimentos realizados estão relacionados aos temas de
renegociação de dívidas e pontuação Score. "Os principais temas
abordados nas chamadas indicam uma busca crescente por uma jornada
financeira mais consciente, com o objetivo de quitar pendências e
melhorar a relação com o mercado de crédito," afirma Paulo Nakano,
gerente de experiência do cliente da Serasa. "Os atendentes são
especialmente preparados para orientar esse processo de forma didática e
segura".
A origem da data
A
data de 26 de setembro, que comemora o Dia Nacional do Surdo, foi
oficializada no Brasil em 2008, pelo Decreto Lei 11.796, em homenagem à
fundação da primeira escola de surdos no país, o Instituto Nacional de
Educação de Surdos (INES). De
acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),
cerca de 10 milhões de brasileiros têm deficiência auditiva, com perfis
amplamente diversos e parte deles usa a Língua de Sinais para se
comunicar.
De
acordo com Nakano, a central especializada em Libras é um marco para a
inclusão e autonomia das pessoas com deficiência auditiva na gestão de
suas finanças. "Através de videochamadas com intérpretes, o suporte não
só facilita o entendimento dos serviços, mas também promove soluções
práticas, como a renegociação das dívidas. Essa iniciativa reforça nosso
compromisso com a acessibilidade para todos os consumidores”, explica.
Como usar o atendimento em Libras da Serasa:
- Acesse a Central de Ajuda da Serasa em ajuda.serasa.com.br.
- Na área “Acessibilidade para quem precisa”, escolha a opção “Clique para chamar o intérprete” para iniciar o atendimento.
- Você receberá um aviso para direcionar a chamada a um link externo. Aceite a opção no botão “Clique para Continuar”.
- Aguarde
para ser atendido e certifique-se de que a câmera do equipamento esteja
habilitada. A videochamada em Libras pode ser feita tanto no computador
quanto no celular.
Sobre a Serasa
Com
o propósito de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, a Serasa
oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde
financeira da população por meio de produtos e serviços digitais. Mais
informações em www.serasa.com.br e via redes sociais no @serasa.
Sobre o ICOM
ICOM
é a Plataforma de Atendimento em Língua de Sinais que adiciona uma
camada de acessibilidade ao atendimento do setor privado e público,
permitindo a comunicação com os clientes surdos no seu próprio idioma –
Libras, a Língua Brasileira de Sinais. O ICOM nasceu para dar voz a
todos que enfrentam dificuldade na comunicação, assegurando diálogos sem
barreiras. Mais informações em: https://icom.app/.
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