A
humanização da marca é uma grande tendência no marketing moderno, já
que ajuda a construir uma conexão emocional com os clientes, aumentando a
lealdade e o reconhecimento da marca. É um processo complexo que
envolve desde o estudo do público-alvo até o desenvolvimento de
conteúdos relevantes e envolventes que reflitam os valores da marca.
Para
humanizar sua marca de maneira eficaz, as empresas devem estabelecer um
diálogo com os consumidores e criar uma história real que promova uma
conexão autêntica entre a marca e seu público.
A
melhor maneira de você atingir os seus clientes é tornar sua marca mais
humanizada. Engana-se quem acredita que humanizar a marca é ter um
personagem ou mascote. Humanização da marca é o processo de criar uma
comunicação mais humana com características identificáveis para sua
empresa. Isso se refletirá na maneira como você interage com os clientes
com base no perfil do público a ser atingido. Da maneira como você
escreve o conteúdo do seu site, dos elementos que utiliza para fazer um
post de rede social, como o seu site é apresentado e tudo que envolve
sua empresa pode envolver a humanização.
Nesse contexto, destaco aqui 10 dicas essenciais para estabelecer humanização nas marcas.
1.
Conheça o seu público-alvo: entenda detalhadamente quem é o seu
público-alvo para que você saiba como criar uma conexão significativa
com eles.
2.
Desenvolva conteúdos autênticos: seu conteúdo deve ser relevante, único
e interessante para despertar o interesse do seu público.
Esse
relacionamento deve começar como uma abordagem que procure resolver
problemas e oferecer soluções que melhoram a vida das pessoas. Uma das
principais formas de humanizar a marca é desenvolver conteúdos que
engajem o público-alvo e despertem o interesse dos clientes. O conteúdo
digital significa mais do que anúncios de produtos: deve ser
personalizado, relevante e único.
3.
Use um tom humano e coloquial: todos nós gostamos de nos sentir
conectados. Use um tom humano e coloquial para tornar a comunicação
informal e atraente.
4.
Baseie-se em valores compartilhados: crie campanhas que reflitam os
valores da empresa e atenda às necessidades e interesses do seu público
em vez de apenas vender produtos ou serviços.
5.
Promova o lado humano da empresa: mostre o lado humano da empresa por
meio dos seus colaboradores e crie conteúdos visuais que os exibam
interagindo.
6.
Ofereça suporte atencioso aos clientes: suporte é uma ótima maneira de
construir um relacionamento forte com seus consumidores. Forneça suporte
atencioso e personalizado para criar um vínculo emocional forte.
7.
Crie ações sociais: incentivo ações sociais e ambientais que reflitam
os valores da marca. Isso ajudará a humanizar a marca e mostrar que ela
está preocupada com o bem-estar da sociedade.
As
empresas também devem criar diálogos de forma altamente interativa,
promover campanhas sociais que reflitam seus valores ou mostrar o lado
humano da empresa por meio dos colaboradores. Também é importante que as
empresas consigam construir um relacionamento diferenciado com seus
clientes e responder às suas questões pessoais, promovendo um sentido de
verdadeiro diálogo e criando um vínculo emocional entre a marca e seu
público.
8.
Construa relacionamentos reais: se comunique diretamente com o público,
crie um diálogo envolvente e responda às suas questões de maneira
honesta.
9.
Utilize meios de comunicação modernos: as empresas devem adotar meios
de comunicação modernos como o chatbot, o marketing de conteúdo, as
redes sociais e outras tecnologias para se aproximar dos consumidores.
10.
Ofereça soluções práticas: proporcione soluções práticas para os
problemas de seus clientes e ofereça suporte para melhorar sua
experiência com a marca.
Além
disso, as empresas devem adotar práticas de bem-estar e inovação que
melhorem a vida das pessoas, especialmente de forma sustentável. Mostrar
que a marca está envolvida em um esforço social ou ambiental pode
trazer um nível adicional de humanização e ajudar a gerar uma conexão
significativa entre o público e a empresa.
A
humanização é a chave para obter uma conexão real com os clientes,
gerar confiança e aumentar a lealdade à marca. Ela se torna uma
prioridade para as empresas que desejam realmente se conectar com os
consumidores e criar uma vantagem competitiva.
Lembre-se
que pequenos ajustes diários em sua comunicação podem estreitar o
relacionamento com o seu público. Não é de um dia para o outro que sua
marca se tornará mais humanizada e o seu público irá perceber. É um
processo de construção diária e que deve envolver toda a empresa nesta
jornada. O resultado final será extremamente positivo.
Sobre a TRIWI
A
TRIWI é uma agência de Marketing Digital e Assessoria de Imprensa
especializada em B2B. Com atuação focada em Agronegócio,
Indústria, Tecnologia e Serviços.
Fundada
em 2018, a TRIWI iniciou as atividades para atender uma demanda do
mercado, com soluções práticas, individualizadas e personalizadas,
visando atender as reais necessidades de seus clientes, com planejamento
estratégico, geração de negócios e auxílio das inovações digitais.
Seus
parceiros estão entre as marcas mais consolidadas do mercado nacional e
internacional, que buscam se posicionar de forma clara e evolutiva no
mercado.
Sobre o fundador
Ricardo Martins, CEO e principal estrategista da TRIWI
Especialista
em marketing digital, é graduado em Marketing pela Escola Superior
Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, e concluiu o Master em Marketing pela
ESPM, em São Paulo. Durante os 20 anos de trajetória na área, atuou em
companhias que se destacam no mercado, como Polishop, XP Investimentos,
TOTVS e CNA Idiomas.
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