Projeto visa à integração da data ao calendário nacional para chamar atenção da sociedade a esta alternativa da medicina e para fortalecer a discussão em torno do acesso a medicamentos biossimilares
São Paulo, 23 de novembro de 2021 – A Comissão de Cultura, em conjunto com a Comissão de Seguridade Social e Família, ambas da Câmara dos Deputados, realizará uma audiência pública, no dia 26 de novembro, para debater a importância de se instituir o Dia Nacional dos Medicamentos Biossimilares e sua alta relevância para a sustentabilidade dos sistemas de saúde. Foram convidados para a discussão debatedores que visam a trazer a perspectiva de diferentes setores sociais, como: setor industrial, associação de pacientes, sociedades médicas, além de um especialista no assunto. A audiência acontece em decorrência do projeto de lei (PL) n° 362/2021, criado pelo deputado federal Pedro Westphalen (PP), que busca chamar atenção da sociedade para os biossimilares e ainda fortalecer a discussão em torno do acesso. O evento poderá ser acompanhado por meio do canal da Câmara dos Deputados no YouTube.
Os medicamentos biológicos são produzidos a partir de células vivas e vêm transformando a vida de milhões de pacientes ao redor do mundo por tratarem doenças como: anemia, câncer, diabetes, doenças inflamatórias intestinais, psoríase e artrite reumatoide, dentre outras. Eles têm sido um dos pilares da medicina moderna e uma das mais importantes inovações médicas dos últimos tempos.
Disponíveis no setor farmacêutico há 15 anos, os medicamentos biossimilares são elaborados a partir de biológicos de referência com o mesmo ingrediente ativo e nos mesmos padrões de qualidade após demonstrarem eficácia e segurança comparáveis. Pelo alto investimento em pesquisa e desenvolvimento, os medicamentos biológicos costumam ter um custo final elevado. Com a expiração de suas patentes, os biossimilares tornaram-se uma alternativa para aumentar o acesso da população a esse tratamento, uma vez que os investimentos nas etapas de desenvolvimento são menores, o que permite um preço final inferior ao dos produtos de referência. Por consequência, isso gera economia de recursos que podem ser reinvestidos na incorporação de outras terapias aumentando o número de pessoas tratadas e assim garantindo sustentabilidade dos sistemas de saúde.
Pioneira no setor de medicamentos biossimilares e promotora do acesso ao tratamento médico de qualidade para todos, a Sandoz do Brasil fomenta e acredita nas iniciativas nacionais que contribuem para a aprovação e conscientização social sobre os biossimilares, como o PL 362/2021. Hoje, a farmacêutica trabalha com 5 biossimilares aprovados e em uso no país e, no mundo, colabora diariamente com o tratamento de mais de 730 milhões de pacientes-dia.
Idealização do projeto
Desde o início de sua carreira política, o deputado federal Pedro Westphalen atua em prol de causas voltadas à saúde. Natural da cidade de Cruz Alta, Westphalen, que também é médico, iniciou sua carreira no Rio Grande do Sul, onde contribuiu com a criação da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RGS (FEHOSUL) e militou pela estruturação da Confederação Nacional de Saúde. Sua carreira política teve início em 2002, como deputado estadual. Em seu primeiro mandato, o médico foi presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente e ajudou na reconstrução do IPE Saúde. Apesar de ser conhecido em seu colégio eleitoral como “embaixador da saúde”, Westphalen também teve forte atuação nos setores de infraestrutura e logística do RS e, em 2018, foi eleito deputado federal.
“Em 45 anos de medicina e quase 20 de política, minha vocação sempre foi trabalhar para ajudar e cuidar das pessoas. Com vantagens, tanto do ponto de vista médico quanto orçamentário, gostaríamos de lutar pela implementação de um projeto de lei que estabeleça a criação do Dia Nacional do Biossimilar, como forma de chamar atenção da sociedade para essa alternativa da medicina no tratamento de diversas doenças. A incorporação dos biossimilares na saúde pública e privada do Brasil permitirá que cada vez mais pessoas tenham acesso a um tratamento de alto padrão, por um baixo custo, podendo combater problemas crônicos de forma mais direta e com maiores chances de recuperação”, defende o médico e deputado.
Sobre a Sandoz
A Sandoz, uma divisão da Novartis, é líder global em medicamentos genéricos e biossimilares. Nosso objetivo é o pioneirismo no acesso aos pacientes, desenvolvendo e comercializando abordagens novas e acessíveis que enderecem necessidades médicas não atendidas. Nossa ambição é ser a empresa líder e mais valiosa de genéricos do mundo. Nosso amplo portfólio de medicamentos de alta qualidade, cobrindo todas as principais áreas terapêuticas, representaram as vendas, em 2020, de US $ 9,6 bilhões.
Talita Ramos
Account Executive
+55 11 3066 7777/ 99295-7037
Edelman Rua Fradique Coutinho, 50, 13º andar – Pinheiros, São Paulo
This message and its contents are confidential. If you received this message in error, please inform the sender and then delete it. For information on how Edelman uses personal data and your rights, please see our Privacy Policy. Please reply to this email to notify us if you do not want us to contact you with information similar to the subject of this email communication.
Nenhum comentário:
Postar um comentário