Ciente
do cenário de preocupação da sociedade, sobretudo dos beneficiários da
operadora Prevent Senior, com as informações divulgadas pela CPI da
Covid-19 e amplamente relatadas pela imprensa, a Agência Nacional de
Saúde Suplementar vem a público informar que: - A ANS monitora, de forma permanente, o setor de planos privados de assistência à saúde.
Esse monitoramento é feito de diversas formas, principalmente por meio
da análise de dados recebidos periodicamente das operadoras e das
reclamações registradas por consumidores e prestadores de serviços de
saúde nos canais de atendimento da Agência;
- ANS
está tomando todas as providências possíveis para apuração dos indícios
de infrações à legislação da saúde suplementar e está atuando para um
rápido retorno à sociedade dentro de suas atribuições. Importante esclarecer que nem todas as questões levantadas estão sob a regulação que compete à ANS;
- A
ANS é responsável pela regulação das operadoras de planos de saúde e
administradoras de benefícios e pela relação entre as operadoras e os
prestadores de serviços de saúde – profissionais e estabelecimentos como
hospitais, clínicas e laboratórios. A ANS não tem competência para regular a atividade de profissionais e dos estabelecimentos de saúde;
- A ANS iniciou suas ações tão logo teve ciência das denúncias contra a Prevent Senior.
Assim que foram divulgadas as denúncias de interferência da operadora
no trabalho dos médicos e de não comunicação da operadora sobre o uso de
medicamentos, a ANS instaurou processos de apuração (respectivamente em
8/09 e em 20/09) e realizou diligências in loco e telefônicas;
solicitou informações à operadora; enviou ofícios a médicos e
ex-medicos; e realizou reunião presencial com representantes da
operadora. As análises das informações estão em curso e são necessárias para subsidiar as decisões sobre medidas que venham a ser tomadas pela ANS.
- A Prevent Senior tem obrigação de manter a assistência aos seus mais de 540 mil beneficiários – com qualidade e em tempo oportuno.
- A ANS está dando transparência à sua atuação, divulgando o que vem sendo realizado. E continuará agindo dessa forma até o fim das apurações.
Para
esclarecimento de dúvidas ou registro de reclamações e de denúncias, a
ANS disponibiliza os seguintes Canais de Atendimento: |
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