Nesta quarta-feira (4), a startup de impacto socioambiental so+ma abrirá oficialmente uma casa so+ma na região de Pituba. A unidade atenderá cerca de 65 mil pessoas que moram no local. A iniciativa, idealizada pela cientista comportamental Claudia Pires, quer estimular a prática da reciclagem, permitindo que a população reverta seus materiais recicláveis em pontos por meio do Programa so+ma vantagens e os troque por benefícios como cursos profissionalizantes, produtos básicos como mantimentos e itens de higiene ou ainda possa transferir doações para ONGs locais.
A unidade de Pituba será uma casa exclusiva do Grupo HEINEKEN, parceira do Programa na cidade. “Nós acreditamos na importância deste programa como um catalisador de mudança social e ambiental, pois ele olha não apenas para a gestão de resíduos, mas também para o desenvolvimento da comunidade local. Por meio dessa parceria, queremos fomentar o diálogo em relação a temas importantes, além de gerar oportunidades e capacitar a população”, afirma Ornella Vilardo, Gerente de Sustentabilidade do Grupo Heineken no Brasil.
A iniciativa, que junto com a so+ma desenvolveu a Cadeia do Vidro em Salvador permitindo que o vidro possa ser destinado corretamente, com mensuração de dados e rastreabilidade de todo o processo, criando um blockchain para que a economia circular se feche: desde o vidro descartado pelo consumidor até a chegada novamente à indústria.
Blockchain do vidro
O blockchain é uma rede que funciona com blocos encadeados muito seguros, que carregam as informações sobre todas as transações pelas quais determinado item passou. O Programa so+ma vantagens, por exemplo, registra o descarte, venda para o convertedor e retorno para a indústria. O método garante ao consumidor que o resíduo teve a destinação correta e retornou ao mercado como um novo item para consumo, garantindo a transparência e rastreabilidade do processo. Hoje, este é o único programa em Salvador habilitado para receber vidro, um dos resíduos com maior volume na cidade.
Os resíduos coletados são direcionados para a Indústria Vidreira do Nordeste (IVN), localizada em Estância (SE). Para se ter uma ideia, em Salvador, desde que a cadeia teve início já foram mais de 152,6 toneladas do material foram desviados do aterro sanitário e devidamente reciclados.
Importância da reciclagem
Com a unidade de Pituba, Salvador contará com nove casas so+ma distribuídas pela cidade. O objetivo é chegar à marca de 12 unidades até o segundo semestre deste ano. A estimativa é arrecadar uma média de 20 toneladas de resíduos por mês em cada uma das casas.
Desde a abertura das casas em 11 de junho, já houve mais de 2.869 novos participantes que se cadastraram no Programa so+ma vantagens para levar seus materiais, acumular pontos e trocar por benefícios. Além disso, já foram recebidos mais de 48.455 quilos de materiais recicláveis que ajudaram na renda de cooperativas da cidade e foram enviadas para a reciclagem.
"Nosso programa surge como uma oportunidade socioambiental que visa tanto os preceitos da economia circular a partir do incentivo à reciclagem, a geração de emprego e renda para as Cooperativas, como economia e oportunidades de desenvolvimento social para a população", afirma a fundadora do programa Claudia Pires.
O programa chegou a Salvador em 2019 como um projeto piloto de duas casas e já impactou mais de 5,2 mil famílias na cidade, que levaram seus resíduos até as casas so+ma, acumularam pontos e trocaram por cursos e alimentos básicos. Ao todo, o programa so+ma vantagens conseguiu recolher mais de 212 toneladas de materiais, o que beneficiou cooperativas da cidade. O Programa so+ma vantagens é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador por meio de um termo de cooperação, além do apoio do Grupo HEINEKEN no Brasil e Ifood, e conta com a parceria dos hipermercados Assaí e BIG.
“Não são apenas resíduos, são materiais que, se reciclados, têm alto valor agregado e podem ajudar muitas pessoas”, diz Claudia.
Outros impactos ambientais positivos já identificados são:
● Economia de 974 mil KWh de energia. O suficiente para abastecer mais de 116 mil residências por um dia com energia elétrica. (8,34 KWh/residência dia);
● Menos 3,5 milhões de litros de água utilizados na produção de novas embalagens. O equivalente para atender 19.690 pessoas por um dia com água. (180L hab/dia);
● Menos de 3,1 milhões de litros de água deixaram de ser contaminados. Foram entregues 2.906 litros de óleo;
● Menos 1.718 toneladas de CO2 emitidos. Compensando a emissão de gás carbônico equivalente ao consumo de 330.457 pessoas durante um dia (5,2 Kg/dia por pessoa);
● Cerca de 2.081 árvores salvas.
SERVIÇO
Cada casa so+ma que recebe os materiais recicláveis da população conta com um atendente que auxilia na pesagem dos resíduos e na computação dos pontos. Cada unidade destina os materiais recebidos para uma cooperativa da região. Para se cadastrar no Programa so+ma vantagens em Salvador ou saber mais sobre o projeto, acesse o site www.somavantagens.com.br. A partir de 04/06, estarão abertas as casas so+ma dos seguintes locais: Assaí Mussurunga, Big Iguatemi, Paripe, e Stella Maris. Elas funcionarão de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30 e aos sábados, das 9h às 12h.
Confira os endereços:
Assaí Mussurunga
Rua Professor Plínio Garcez de Sena, 1240
BIG Bompreço Iguatemi
Avenida Antônio Carlos Magalhães, 3650
Cajazeiras
Campo do Pronaica
Imbuí
Praça de Imbuí, Avenida Jorge Amado
Paripe
Prefeitura Bairro Subúrbio e Ilhas
Rua Pará, 15
Periperi
Praça da Revolução, s/n
Pituba
Praça Ana Lúcia Magalhães
Ribeira
Largo do Papagaio
Stella Maris
Praça de Stella Maris, Alameda Praia de Guaratuba, s/n
Sobre a so+ma
A startup tem o propósito de gerar impacto socioambiental unindo tecnologia e ciência comportamental a fim de promover a mudança de comportamento, para a promoção da qualidade do meio ambiente e desenvolvimento social nas comunidades por meio de parcerias com entidades privadas, públicas e sem fins lucrativos.
Levando seus recicláveis aos espaços mantidos pela so+ma, os moradores ganham pontos que podem ser trocados por cursos, alimentação básica, experiências, descontos em supermercado e muito mais. A adesão é totalmente gratuita e sem taxas de anuidade.
A startup também fomenta o crescimento da economia local ao incentivar as trocas dos pontos em comércios da região.
Para saber mais, acesse www.somosasoma.com.br
Informações à imprensa
Gabriella Moura - 11 95346-5366 - gabriella.moura@ateliercom.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário