MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 25 de abril de 2021

COLUNA MALHA FINA - JORNAL A REGIÃO - 25/04/2021

 

"Réus, unidos, jamais serão vencidos"

Petistas fizeram uma live de "desagravo" ao ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, condenado pelo TCU a pagar 430 milhões de dólares pelo prejuízo com a usina de Pasadena. A live mais parecia uma convenção de réus por crimes variados.

Listão de fichas-sujas

Estavam lá Glesi Hoffman, ré por corrupção; Josias Gomes, ex-Mensalão; José Dirceu, corrupto condenado a mais de 30 anos de cadeia; Jaques Wagner, investigado por recebimento de propinas; Nélson Pelegrino, acusado de caixa 2, entre outros menos importantes. 

 

 

Esperando na janela

A multidão de 3 amigos continua esperando, de terno e gravata, a data da posse de Gelado Limões na CAR, como ele espalhou em um blog amigo. Odiado por Rui Costa, Gelado sabe que neste governo não vai ser nem porteiro de banheiro. Vive de factoides.

CPI milagreira na Bahia

milagre O anúncio de que a CPI da Covid no Senado vai investigar também governadores e prefeitos operou um milagre na Bahia, que tinha uma fila de mais de 130 pessoas esperando uma vaga de UTI, segundo a Sesab. Da noite para o dia a fila sumiu e os casos diminuíram.

Milagre confirmado

O ditador baiano Rui Chavez vai dizer que foram as medidas de restrição, como o toque de recolher, mas já ficou mais que provado que ele é inútil, assim como a proibição da venda de bebidas. Mas a verdade é que tudo mudou no dia seguinte ao anúncio da CPI. 

 

 

Zumbi dos Palmares 2021

O prefeito de Ilhéus, Marão, quebrou os grilhões e se libertou das ordens do ditador da Bahia Rui Costa, liberando a venda de bebidas nos finais de semana e os bares e restaurantes até 22 horas. Muitos prefeitos pensam que o vírus é boêmio ou têm medo de Rui.

Igual Fidel, Gaddafi, Idi Amin...

A ditadura de Rui Costa (PT) aproveitou que o povo não se revolta e passou a sequestrar os bens das empresas. O ditador mandou "requisitar administrativamente" (apreender) 9 vans 0km de uma loja da Renault em Salvador. Com escolta da milícia militar.

Abuso confessado

Diz o governo que comprou os carros no ano passado mas a loja desistiu da venda porque o valor ficou defasado na hora da entrega. O ditador petista alega que "não daria tempo para fazer outra licitação", confessando que isso era o certo a ser feito. 

 

 

Indícios claros de ditadura

Só ditaduras proíbem as pessoas de sair às ruas à noite. Só ditaduras mandam fechar comércios. Só ditaduras pegam bens dos outros. O próximo passo é prender quem desobedece e fuzilar quem critica. Ops, mais de 400 já foram presos à noite e um foi fuzilado no Farol...

Sem lugar para pongar

Candidatos a deputado que esperam ter o apoio dos prefeitos do PSD no sul da Bahia devem procurar outro lugar. Os candidatos que serão apoiados já estão definidos e, pelo que sabemos, a prioridade será para Paulo Magalhães, amigo de Otto Alencar desde o carlismo. 

 

 

Vacinação "a la" Caymmi

A vacinação na Bahia devia estar em velocidade Ivete Sangalo, mas se arrasta no ritmo de Dorival Caymmi deitado na rede. E, ao contrário do que o ditador da Bahia alega, não é por falta de vacina. Os números da própria Sesab provam isso com sobra.

Geladeira cheia

O estado ainda tem na gaveta 41,6% das vacinas que recebeu do governo Bolsonaro para a pirmeira dose. No caso da segunda, o vexame é bem maior, porque só aplicou 19,85%. Apenas 14,36% receberam a primeira e só 4,88% a segunda dose. E chegou mais na quinta e sexta.

Por que não distribuiu?

Das 3.893.450 doses de vacina enviadas pelo Governo Federal, a Bahia ainda tem 823.761 estocadas em Salvador, sem distribuir para os municípios, nem mesmo para os 135 que já aplicaram todas as que receberam. 324 já aplicaram mais de 90% das vacinas.

 

 

Folga no fim de semana

O ritmo de valsa lenta na vacinação baiana pode ser explicado pela malemolência. A vacinação não é feita nos finais de semana nem nos feriados, como se o virus também tirasse folga. Na semana, é feita só durante 3 horas de manhã e 3 à tarde. Não existe pressa...

Otto não aceita Jabes

otto e leao Um influente membro do PSD diz que Otto Alencar não vai aceitar que a trinca PT, PSD e PP lance Jabes Ribeiro como nome de consenso, como quer um grupo que vem trabalhando nos bastidores para manter a unidade entre os partidos. "Consenso, pra nós, só com Otto".

Aceita Leão, mas quer senado

Ele diz que Otto considera que é sua vez de assumir o governo do estado e, se a negociação caminhar para o nome de João Leão, seria seu direito concorrer à reeleição ao Senado. PSD e PP esbarram na gula do PT, que quer Wagner no governo e Rui no Senado. 

 

 

Falta um do PP

Na avaliação do "clube do consenso", o governo do estado já está perdido para ACM Neto e seria melhor trabalhar para montar uma bancada de deputados que possa controlar o governador na Alba e na Câmara Federal. E lançar Leão senador, igualando os partidos na casa.

Facada nas costas do PSD

O membro do PSD diz que é impossível deixar Otto de fora tanto do governo do estado quanto do Senado e que ele não aceitaria sair para deputado federal. "O lançamento do PT irritou todo mundo por aqui, principalmente Otto, que se sente traído".

Por uma chapa "PT free"

Os cenários discutidos dentro do PP e do PSD envolvem um dos dois para o Estado e o outro para o Senado. Para o PT sobraria a vice-governadoria. Ou não. Existe a possibilidade de um outro partido ser atraído com a oferta deste espaço. Aí o PT só teria Alba e Congresso. 

 

 

Nome para vencer jogo

Os candidatos a deputado no sul da Bahia vão ter que enfrentar um cara que foi ídolo nacional quando jogou no Qatar e vem fazendo gol em cima de gol como prefeito de Itajuípe. Gente próxima a ele diz que Marcone Amaral deve sair candidato a deputado federal. 

 

 

A volta dos que não foram

Três nomes conhecidos devem ficar fora das eleições de 2022. Gelado Limões porque não tem votos nem para vereador. Pé de Manga por decepção. Devia ter ganho a primeira eleição, que perdeu para um ficha-suja. Na segunda, por erros dele mesmo.

De 2020, sobrou só um

Capetão Azêdo é outro desiludido. Quem encontra com ele nota o desânimo com a política. Existe uma turma que quer lançar primeiras-damas como candidatas. Se tiverem juízo, vão cair fora dessa roubada. Já Isaac pode sair candidato escorado no bom rendimento em 2020.

Fantasias alencarianas

Justiça seja feita. O senador Otto Alencar fala absurdos com a maior normalidade do mundo. Ele declarou que a CPI da Covid "terá um trabalho técnico e institucional, nunca de ordem pessoal ou muito menos de promoção política”. Como se desse para acreditar... 

 

 

Finalidade mais que clara

A CPI foi criada para atacar Bolsonaro, que cometeu o crime de acabar com a roubalheira, retomar obras e não comprar a opinião da imprensa com contratos bilionários. O relator, Renan Calheiros, réu em 6 ações por corrupção, já disse que "vai pra cima" de Bolsonaro.

Picaretas estão chegando

Estamos curiosos para ver quais são os deputados cara-de-pau que vão aparecer no sul da Bahia para pedir votos depois de 4 anos sem fazer absolutamente nada pela região. Alguns, como Pedro Tavares e Paulo Magalhães, têm trabalhado, mas a maioria sumiu depois da eleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário