MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 30 de abril de 2021

O professor de cavaquinho do Pixinguinha

 

Bossa Criativa UFRJ Funarte
 



Mário Álvares, o “Mário Cavaquinho”, é tema de videoaula de Luciana Rabello que vai ao ar na terça-feira, 4/5, na série Casa do Choro do Bossa Criativa – Arte de Toda Gente. Projeto é parceria da Funarte com a UFRJ.

Mário Álvares

Entra no ar nesta terça-feira, dia 4/5, a sexta aula do módulo Personagens do Choro, parte da série Casa do Choro do projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente. Apresentado pela professora e cavaquinista Luciana Rabello, o vídeo falará sobre um compositor de obra tão rica quanto desconhecida: Mário Álvares. O projeto é uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.
Nascido no Rio de Janeiro em meados da década de 1870, Mário foi um virtuose do cavaquinho, compositor e inovador de nossa música, que atuou junto a outros compositores extraordinários, como Anacleto de Medeiros – que o levou para tocar com a célebre Banda do Corpo de Bombeiros –, Pixinguinha e Donga e teve músicas suas letradas por Catulo da Paixão Cearense.
Também professor, Mário Álvares teve como aluno Alfredo da Rocha Vianna Filho, que anos mais tarde se tornaria conhecido como Pixinguinha e que, antes ganhar fama como compositor, flautista e saxofonista, estudou cavaquinho. Além de no site www.bossacriativa.art.br, o vídeo com a videoaula de Luciana Rabello estará também disponível no canal Arte de Toda Gente, no Youtube.
Saiba um pouco mais sobre Mário Alvares e conheça seu acervo de partituras digitalizado aqui: http://www.marioalvares.com.br/p/sobre-o-musico.html ;
Confira também uma entrevista exclusiva com a Luciana Rabello aqui: https://bossacriativa.art.br/noticias/quarentena-musical-em-familia
A série
Lançada em janeiro, a série Casa do Choro é composta por um conjunto de 50 video-oficinas e quatro shows gratuitos, que abordam história, análise, prática e performance de chorões – tratando desse gênero musical desde seu surgimento, no século XIX, até os dias atuais.
Os vídeos estão divididos em quatro módulos: Princípios do Choro, 8 com Maurício Carrilho, Furiosa Portátil e Minishows, que serão postados de forma seriada durante todo o primeiro semestre de 2021 e que poderão ser acessados através do site www.bossacriativa.art.br e, também, pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube.
O Bossa Criativa
Parceria entre a Funarte e a UFRJ, com curadoria da Escola de Música da universidade, o projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente reúne apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas, integrantes de várias formas de economia criativa. O foco é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo. A programação é composta de shows curtos, performances e atividades de capacitação, em vídeos, exibidos no site www.bossacriativa.art.br, com participação de artistas de todo o Brasil. A agenda inclui o lançamento de um edital para novas propostas artísticas e culturais; e também um chamamento público, para apresentação de trabalhos de mestrado na área das artes. A iniciativa faz parte do Programa Arte de Toda Gente. Mais informações no site da iniciativa.

Serviço

Vídeoaula sobre Mário Álvares, no módulo Personagens do Choro da Casa do Choro do projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente

Quando: 4 de maio, às 10h, no site do projeto(www.bossacriativa.art.br) e, também, no canal Arte de Toda Gente, no Youtube (www.youtube.com/artedetodagente).

As apresentações, aulas e toda a programação da série permanecerão disponíveis durante toda a duração do projeto.

Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte
Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Atividades, ações e mais informações disponíveis no site www.bossacriativa.art.br

Informações sobre editais e outros programas da Funarte www.funarte.gov.br

Mais informações para a imprensa

Projetos UFRJ – Funarte: imprensa@musica.ufrj.br; e Assessoria de Comunicação da Funarte: ascomfunarte@funarte.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário