MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 21 de abril de 2021

5ª EDIÇÃO DO FESTIVAL MUCHO! COMEÇA HOJE COM DEBATES SOBRE A MÚSICA NA AMÉRICA LATINA

 



A quinta edição do Festival MUCHO! começa hoje às 18h com a roda de bate-papo "A construção da Identidade Latinoamericana: Turismo e Cultura nas Grandes Capitais", seguida da conversa "Como Derrubar Muros e criar Pontes Através da Circulação Artística"


Com shows de artistas de peso  como Jorge Drexler,  Lenine, Alceu Valença, Perotá Chingó e Escalandrum, a quinta edição do Festival acontece de 21 a 25 de abril de forma online e gratuita pelo YouTube  e tem como objetivo celebrar, divulgar e consolidar a atual produção artística da América Latina através de shows e bate-papos




Para download das artes do cartaz do evento, clique aqui

Para fotos em alta resolução dos artistas, clique aqui



São Paulo, 21 de abril, 2021 - Começa hoje às 18h a quinta edição do Festival MUCHO!, encontro latino-americano de música, um evento multi linguagem que celebra, divulga e consolida a atual produção artística da América Latina sobre o tripé da diversidade, integração e respeito, buscando romper as barreiras do estereótipo latino. Além dos tradicionais shows com artistas de diversos países latino americanos, esta edição do evento apresentará seis mesas de bate-papo (dos dias 21 a 23) onde produtores culturais, músicos e agentes públicos debaterão sobre o poder transformador da união de nosso continente através de conversas sobre a construção de carreira e identidade musical na América Latina, potencial da música e cultura latinas como sanção e cura e muitos outros assuntos.


Hoje à partir das 18h, as rodas de bate-papo começam com duas discussões: "A construção da Identidade Latinoamericana: Turismo e Cultura nas Grandes Capitais" e "Como Derrubar Muros e criar Pontes Através da Circulação Artística". 


Participam das mesas: 


Salomé Olarte (Idartes  - Bogotá) - O Instituto Distrital de las Artes, tem como propósito fomentar as artes e aumentar a confiança dos artistas, gestores e ciudadanía no setor das artes em Bogotá, é reconhecido internacionalmente por realizar o Programa Festivales al Parque, entre os quais se encontra o maior festival gratuito da América Latina, o Rock al Parque.

 

Vander Lins (SMDET – São Paulo) - Coordenador de Eventos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Económico, Trabalho e Turismo de São Paulo.

 

Carlos Taran (Produtora Music Tour) - A Music Tour é a produtora responsável pelo artista uruguaio Jorge Drexler

 

Ricardo Rodrigues (Let´s Gig) - A Let's Gig atua desde 2015 na área de agenciamento, produção e gestão de carreira artística da cena contemporânea brasileira, além de realizar representação nacional de artistas internacionais

 

Ana Almeida (Produtora Babel Produções) - A Babel é responsável por agenciamento e produção de espetáculos musicais e é a produtora responsável pela banda Nação Zumbi e o artista francês Manu Chao.

 

A mediação da primeira mesa ficará a cargo de Mariana Soares, do Instituto SOMA (O Instituto Soma é uma OSCIP formada por equipe multidisciplinar com a missão de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e equânime).

 

A mediação da segunda mesa ficará a cargo de Patricktor4, da CALOOR record (selo criado no Nordeste que divulga novos artistas que estão nos presenteando com uma sonoridade característica). 

 

A programação do Festival MUCHO!, que será transmitida gratuitamente através do canal oficial do evento no YouTube e retransmitido na plataforma Vivamos Cultura do Ministério de Cultura de Buenos Aires


"O Festival MUCHO! vem para ocupar os meios virtuais para subverter, pelo menos por alguns instantes, essa sensação de solidão que estamos atravessando", conta Felipe França, diretor da Difusa Fronteira, Núcleo de Integração Cultural Brasil América Latina. "A música tem o poder catártico de transformar e inspirar, de propor e de sanar. Além disso, traz consigo a imensa  qualidade de desrespeitar quaisquer fronteiras. Propor um festival cuja as bandeiras principais são a fraternidade e integração de nosso continente através da arte,  é um transparente manifesto de empoderamento e reivindicação da coletividade, da união de povos e culturas", finaliza.


Um Festival deste porte exige uma exímia (e difícil) seleção de seu line-up. Sobre esta curadoria, Hernan Halak, sócio-diretor do Festival MUCHO!, explica: "Junto com Felipe acompanhamos toda a produção musical que acontece na América Latina,  sabendo também da relevância que os artistas de fora tem aqui no Brasil e vice-versa. O fato de que nossas produtoras desenvolvem as carreiras de artistas nacionais e internacionais, faz que recibamos constantemente propostas artísticas incríveis que nos ajudam a escolher nosso line-up. Temos muito orgulho em trazer artistas tão importantes e criativos para o Festival."



PROGRAMAÇÃO FESTIVAL MUCHO!


21/04 - QUARTA-FEIRA

CAPÍTULO 1 “A SOLIDÃO DA AMÉRICA LATINA”

 

 

MESA 1  - QUARTA-FEIRA 21 DE ABRIL ÀS 18H 

A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE LATINOAMERICANA: TURISMO E CULTURA NAS GRANDES CAPITAIS.

Como desenvolver políticas a longo prazo em cidades cosmopolitas e destaque na América Latina pelo seu histórico tanto cultural como turístico.

 

Participam:

Salomé Olarte (Idartes  - Bogotá)

Vander Lins (SMDET – São Paulo) 

Mediação: Mariana Soares (Instituto SOMA)

 

 

MESA 2 – QUARTA-FEIRA, 21 DE ABRIL ÀS 19H10 

COMO DERRUBAR MUROS E CRIAR PONTES ATRAVÉS DA CIRCULAÇÃO ARTÍSTICA

Nessa mesa o objetivo é levantar cases e experiências da construção da carreira de artista além das fronteiras do seu país natal, principalmente na América Latina.

 

Participam:

Carlos Taran (Produtora Music Tour)

Ricardo Rodrigues (Let´s Gig)

Ana Almeida (Produtora Babel Produções)

Mediação: Patricktor4 (CALOOR record)

 

 

22/04 - QUINTA-FEIRA)

CAPÍTULO 2: “O GRANDE ALVOROÇO”

 

 

MESA 3 – QUINTA-FEIRA, 22 DE ABRIL ÀS 18H 

MÚSICA, ESPIRITUALIDADE E AMÉRICA LATINA

Nesta mesa mergulharemos no real potencial da música e da cultura em geral como sanação e cura. Qual o real poder transformador da criação artística?

 

Participam:

Ju Strassacapa (Francisco el Hombre, Lazuli)

Pedro Canale (Chancha Via Circuito)

Dudu Marote (Xaxim, produtor musical) 

Mediação: Mayra Rizzo

 

 

MESA 4 - QUINTA-FEIRA, 22 DE ABRIL ÀS 19H20 

DIÁRIOS DE MOTOCICLETA: COMO CIRCULAR PELA AMÉRICA LATINA SEM UM TOSTÃO NO BOLSO

Nessa mesa nosso objetivo é compartilhar histórias reais dos desafios e recompensas de cair na estrada para levar a música além das fronteiras, mesmo com limitação orçamentária

 

Participam:

Mateo (Francisco el Hombre, BABY)

Noubar Sarkissian (Čao Laru)

LaBaq

Mediação: Fabiane Pereira (Papo de Música)

 

 

23/04 SEXTA-FEIRA

CAPÍTULO 3: “INVENÇÕES INSÓLITAS”

 

 

MESA 5 – SEXTA-FEIRA, 23 DE ABRIL ÀS 18H

QUEM FAZ A CARANANA RODAR: POR DENTRO DA EQUIPE TÉCNICA DA FRANCISCO, EL HOMBRE

Dia de abrir a porta de casa e revelar o backstage da banda Francisco, el Hombre. Nesta mesa inédita a equipe técnica da banda revela o processo criativo por trás das demandas técnicas e compartilha as experiências da estrada.

 

Participam:

Nina Souza (Road Manager)

Luiza Ventura (Iluminadora)

Bia Wolf (Rodie, Diretora de Palco)

Luan Casado (Técnico De Som)

Mediação: Tony Aiex (Tenho Mais Discos Que Amigos!) 

 

 

MESA 6 - SEXTA-FEIRA, 23 DE ABRIL ÀS 19H20

AS MÚSICAS QUE ABALARAM O CONTINENTE

Um guia para todos aqueles que queiram conhecer mais sobre a música do nosso continente e as bandas mais influentes da América Latina.

 

Participam: 

Fernando Rosa (Portal Senhor F)

Gabriel Plaza (RedPem)

Mediação: Miguel Arcanjo (Blog do Arcanjo)



24/04 (sábado)

A partir das 16h:


BATE PAPO ENTRE LENINE E DREXLER

Show ESCALANDRUM (ARGENTINA)

Show JOSYARA (BRASIL)

Show JORGE DREXLER (URUGUAI)

Show LENINE (BRASIL)


25/04 (domingo)

A partir das 16h:


Show SOFIA VIOLA (ARGENTINA)

Show CAO LARU (BRASIL)

Show YUSA (CUBA)

Show PEROTÁ CHINGÓ (ARGENTINA)

Show ALCEU VALENÇA (BRASIL)



SOBRE OS ARTISTAS:


LENINE (BRASIL)

Cantor, compositor, arranjador, multi-instrumentista, letrista, ator, escritor, produtor musical, engenheiro químico, e ecologista brasileiro, ganhador de seis Grammy Latino, dois prêmios da APCA, e nove Prêmio da Música Brasileira. Contabiliza-se que Lenine tenha escrito, gravado e produzido mais de quinhentas canções, algumas dessas gravadas por Maria Bethânia, Daniela Mercury, Elba Ramalho, Milton Nascimento, Gilberto Gil, entre outros.


ALCEU VALENÇA (BRASIL)

Alceu Valença (1946) é um cantor, compositor e cineasta brasileiro. Surgiu como expoente da geração da música nordestina nos anos 70 e foi um dos primeiros a promover a união do som do agreste nordestino com a guitarra elétrica.


JORGE DREXLER (URUGUAI)

Cantor e compositor uruguaio, mais conhecido pela sua canção "Al Otro Lado del Río", a primeira música não em inglês a vencer o Oscar de melhor canção original. Também ganhou cinco Latin Grammy’s e um Goya.


ESCALANDRUM (ARGENTINA)

Sexteto de jazz argentino com mais de 22 anos de carreira, liderado pelo baterista Daniel "Pipi" Piazzolla, neto do mestre Astor Piazzolla. O grupo já lançou 14 álbuns de música original e já realizou shows em mais de 40 países.  Em 2012 receberam a nominação aos Latin Grammy Awards na categoria "Melhor Album Instrumental" pelo aclamado disco "Piazzolla Plays Piazzolla". Ganhadores de 8 Prêmios Gardel, o maior reconhecimento a música na Argentina, junto ao Gardel de Ouro a sua trajetória. O grupo apresenta o álbum "100" Warner Music 2021, gravado no lendário Abbey Road Studios, um disco tributo ao centenário do Astor Piazzolla com os melhores tangos do mestre do bandoneón em maravilhosas versões jazz.


YUSA (CUBA)

Cantora e compositora cubana, nascida no bairro de Buena Vista em Havana, Cuba. Sua música é reconhecida mundialmente: em 2003, ela foi indicada no prestigioso BBC Radio 3 World Music Awards em duas categorias (Melhor Revelação e Melhor das Américas).


PEROTÁ CHINGÓ (ARGENTINA)

Perotá Chingó é uma banda da Argentina, formada originalmente pelo duo portenho Dolores Aguirre y Julia Ortiz no ano de 2011. Surgida como um experimento musical, a dupla se tornou um fenômeno viral da internet ao gravar seu primeiro vídeo no Youtube e, nos anos seguintes da década de 2010, se consolidaram na cena independente argentina e também em alguns países da América Latina, como Chile, México e Brasil.


CAO LARU (BRASIL)

Quatro brasileiros. Uma francesa. Uma brasileira. Um motor home. Uma Kombi. Eis o Čao Laru (pronuncia-se Tchau Larru), grupo formado por músicos que se conheceram em 2015, durante o mestrado em Pedagogia Musical, em Rennes (França) e que viaja o mundo em seus excêntricos veículos, fazendo shows e vivendo a essência da arte e da cultura numa grande troca de experiências musicais e sociais com povos de todo o mundo. Um pouco de toda essa história ganha agora um novo capítulo, com o lançamento de “Libre”, terceiro disco da banda, apadrinhado pelo selo Pequeno Imprevisto.


JOSYARA (BRASIL)

Vinda de Juazeiro, no estado da Bahia, Josyara é uma das vozes mais atraentes da nova geração de artistas brasileiros. Aos 28 anos, já lançou dois discos profundamente enraizados na tradição dos maiores músicos brasileiros (Caetano Veloso, Gal Costa, Maria Bethânia e Gilberto Gil) e na sonoridade sertaneja. 


SOFIA VIOLA (ARGENTINA) 

Compositora, cantora e atriz argentina. Cresceu no underground da Grande Buenos Aires e da capital e logo gerou uma audiência de seguidores quase sem premeditação. Suas canções soam em lugares inesperados e continuam a cruzar fronteiras. Acompanhada da guitarra e do charangón, percorreu várias paisagens que lhe deram inspiração e cenários que avivam o seu fogo. Com um estilo suburbano, rock, tropical e antigo, ele compôs mais de uma centena de canções que percorrem diversos ritmos musicais de raízes latinas e jazzísticas. 


O Festival MUCHO! é uma realização:

Difusa Fronteira. Núcleo de Integração Cultural Brasil - América Latina

https://difusafronteira.com.br

MUNDO GIRAS

https://www.mundogiras.com

Com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho - SMDET, Ministério de Cultura de Buenos Aires, Consulado Argentino em São Paulo, Funarte, Proac Expresso Lei Aldir Blanc, Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo e a Associação Latino-americana de Managers Musicais MMF LATAM.



Redes Sociais Festival MUCHO!:

YouTube: /FestivalMUCHO

Instagram: @festivalmucho

Facebook: /FestivalMUCHO

Twitter: @FestivalMUCHO



Contato para imprensa:

Lavi Comunicação & Mkt

Mariana Laviaguerre

+55 11 963003349

mariana@lavicomunicacao.com.br

www.lavicomunicacaomkt.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário