E cerca de 65% dos empresários continuam apostando em novos investimentos para sobreviver à crise, segundo o estudo realizado pelo WTC Business Club e Instituto KAIZEN️
O WTC São Paulo Business Club e o Instituto KAIZEN™️, realizaram uma pesquisa sobre a recuperação econômica diante da pandemia da Covid-19, através de um Barômetro Empresarial. O Clube de Negócios foi o responsável por colher os dados e enviar questionários para seus clientes e associados de todo o país, enquanto o Instituto organizou os resultados e fez uma análise de dados. O estudo foi desenvolvido para melhorar a visibilidade da situação e das decisões tomadas pelos empresários e executivos. Ao analisar todas as informações contidas no Barômetro, será mais fácil avaliar a velocidade prevista da recuperação econômica e entender como as organizações devem se preparar para minimizar o impacto e a duração desta crise.
Nove meses após o início da pandemia no Brasil, o modelo de fases
mostra que deveríamos estar na fase IV, em seu fechamento da
Reconstrução da Economia, e em que a doença deveria estar controlada com
um nº de novos casos inferior a 200/dia. Infelizmente, a Fase II se
alongou mais que o previsto, por falta de direcionamento adequado para
conscientizar a população. De acordo com a previsão de término da fase
II apontada pela pesquisa, no final de junho, o que realmente ocorreu
foi a queda dos casos somente em agosto (início da Fase III). A partir
de julho, quase todos os estados iniciaram um plano estruturado e
construíram um plano de fases para uma saída da pandemia.
A pesquisa também analisou a resposta de algumas empresas a
crises do passado, e recuando 40 anos, e verificou que as grandes
iniciativas de mudança surgem como resultado das recessões econômicas.
Em consequência, o clima concorrencial está subindo fortemente e a
probabilidade de se encontrarem soluções disruptivas, em termos de
Modelos de Negócio, Produtos, Serviços ou Sistemas de Produção e
Logística, vai aumentar fortemente. Uma certeza começa a tomar forma:
nos próximos 5 anos, iremos assistir a grandes mudanças e a
sobrevivência será dos que estiverem em melhor forma e forem mais
rápidos em reagir.
Como implicação estratégica da crise, os dados do Barômetro
colhidos em outubro de 2020 ao painel de empresários nacionais, mostram
as seguintes conclusões: 52% das empresas estão com resultados abaixo do
orçamento, 49% mostram redução das exportações, mas 30% estão igual ao
planejado. 84% estão claramente controlando os custos (ou reduzindo),
enquanto 50% pretende aumentar a força de trabalho, e somente 16%
pretende reduzi-la.
Os dados também apontaram que 47% dos empresários estão insatisfeitos com os programas de apoio do governo. Já em relação aos investimentos realizados no período da pandemia, 65% não cancelaram o investimento, e 29% encontra-se em “stand by” ou cancelado. Por último, somente 15% considerava a expectativa para a recuperação ainda em 2020, entretanto 19% tiveram aumento das atividades ainda no ano citado.
O estudo apresenta também um resumo da melhor estratégia de
resposta (baseada numa análise de empresas que normalmente saem das
crises por cima). A aposta no reforço de uma Cultura de Melhoria
Contínua com uma intervenção em 6 Áreas Estratégicas, de acordo com o
modelo de gestão KAIZEN™️, continua mostrando uma forte resiliência e
rapidez na resposta às crises e a ser a melhor vacina para as recessões
econômicas.
O vice-presidente de Marketing do WTC São Paulo Business Club, Alexandre Palmieri, acredita que inovar pode ser o grande segredo para uma recuperação acelerada, e analisou alguns resultados: “Dentro da nossa visão sempre otimista e positiva para os negócios, algumas informações nos chamaram bastante a atenção, pois demonstraram a retomada da confiança no ambiente de negócios. Cerca de 60% das empresas pretendem se recuperar completamente até 2023 e 64% disseram que acreditam que os investimentos previstos em orçamento vão avançar ou se concretizar de maneira positiva até o final de 2021. Em relação à inovação, ficamos surpreendidos positivamente. Os empresários acreditam que esta será a principal maneira de alavancar o crescimento para 57% das corporações, apostando no lançamento de novos produtos e serviços. Os donos de empresas estão, finalmente, encontrando maneiras de como transformar esse impacto da pandemia da Covid-19 em uma vantagem competitiva, apesar do estado turbulento que todos nós estamos enfrentando. Precisamos reconstruir, reimaginar e reinventar nossas empresas”, disse Palmieri.
Para ter acesso ao estudo completo da KAIZEN™️ em parceria com o WTC São Paulo Business Club, acesse o site https://br.kaizen.com/blog/post/2020/12/16/reconstruir-reimaginar-e-reiventar-barometro-e-estrategia-kaizen-para-a-recuperacao-da-economica.html.
Sobre o WTC
O modelo de negócio do WTC São Paulo Business Club está sustentado em sua plataforma de soluções aliada aos objetivos estratégicos de clientes e parceiros. Com filial em Belo Horizonte, o WTC São Paulo Business Club se tornou referência em Clube de Negócios em toda a rede mundial WTC, oferecendo, inclusive, palestras e consultorias internacionalmente. Hoje, o WTC São Paulo Business Club conta com um staff de aproximadamente 50 colaboradores para atender de forma profissional e sustentar seu contínuo crescimento com excelência em seus serviços.
Laís Politi
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