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Desde 2016 que a Nissan vem trabalhando numa alternativa ao carro elétrico, as células de combustível abastecidas com etanol em vez de hidrogênio. A tecnologia chamada SOFC terá novidades em breve, de acordo com o site Automotive Business.
A Célula de Combustível de Óxido Sólido foi testada pela primeira vez no mundo em 2016 e 2017, mas não no Japão. De acordo com a Nissan, o primeiro país a usar o sistema foi o Brasil, onde duas vans e-NV200 foram usadas em ruas e estradas nacionais.
Após testes no Brasil, a SOFC está sendo avaliada no Japão. Aqui, as células de combustível garantiram mais de 600 km de autonomia com 30 litros de álcool, o que dá mais de 20 km/l.
Não parece muito, porém, sabe-se que pode rodar com 55% de água no combustível vegetal. Esse é o percentual de água que pode estar misturado no etanol, nesse caso, “batizado” em um enorme tanque daqueles postos sem nome… De qualquer modo, isso era ótimo em 2016 e mostra que se lá já fazia isso, hoje pode fazer melhor.
Obviamente, a Nissan não dá dicas sobre o que vem por aí, dizendo que seus “técnicos acompanham de perto a performance dos dois furgões, que seguem em testes no Japão”, diz Ricardo Abe, gerente sênior de engenharia de produto da Nissan.
Com “boas novidades” sobre o assunto, Abe sugere que o Brasil participará de novas etapas no desenvolvimento da tecnologia, com inúmeras vantagens em relação ao uso do hidrogênio.
Tendo participação do Ipen (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares da USP) e do Laboratório de Genômica e BioEnergia da Unicamp, o programa tem no Brasil o cenário ideal para implantação do projeto.
Usando etanol, carros com células de combustível de óxido sólido não precisariam da infraestrutura complexa para o hidrogênio, emitindo zero grama de CO2 e ainda produzindo água como resultado do processo.
[Fonte: Automotive Business]
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