MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Startup de impacto social brasileira reduz evasão pela metade e mitiga consequências do trabalho infantil no Oeste da África


O nudgebot para engajamento educacional, desenvolvido pela Movva, reduziu a evasão de 50% a 70% entre os alunos de escolas públicas da Costa do Marfim; promoveu melhoria de aprendizagem, equivalente a um bimestre a mais na escola; e reduziu repetência no segundo ciclo do Ensino Fundamental em um terço, permitindo ao Ministério da Educação economizar 5 milhões de dólares por ano. O negócio de impacto social foi acelerado pela Artemisia.
São Paulo, 30 de setembro de 2019 – A Movva, primeira startup de nudgebots do mundo, participou de um estudo da Universidade de Pennsylvania (UPenn), nos Estados Unidos, e da Universidade de Zurique (UZH), na Suíça, sobre ferramentas para melhorar a educação pública na Costa do Marfim. O país, que fica na região Oeste da África, registra altos índices crianças trabalhando no mundo. Presumivelmente, o trabalho nas plantações de cacau é um dos principais responsáveis pelos péssimos níveis de aprendizagem no país, que está abaixo da média da África sub-saariana em matemática.
A pesquisa documentou que mais de 40% das crianças do primeiro ciclo do Ensino Fundamental (a partir de 7 anos) trabalham no campo. A evasão escolar é de mais de 10% ao ano, e a repetência, em torno de 15%. Além disso, a Costa do Marfim está inserida em um contexto em que é comum disciplinar as crianças por meio da punição física – uma cultura difícil de ser mudada e que -- um dos raros consensos entre os cientistas – também prejudica a aprendizagem. Para contribuir com a mudança de cultura de punição física e trabalho infantil, incentivando o engajamento dos pais na vida escolar dos filhos e para mitigar o ciclo vicioso que culmina em repetência e evasão, os pesquisadores Guilherme Lichand (UZH) e Sharon Wolf (U Penn) testaram o nudgebot de engajamento educational da Movva. O negócio de impacto social foi acelerado pela Artemisia, organização pioneira no Brasil no fomento e aceleração de negócios de impacto social.
Os nudgebots são robozinhos como os chatbots, mas que são focados em mudança de hábito. Na prática, a solução une os nudges – reforços positivos que sugerem comportamentos e incentivam escolhas que promovam a mudança de comportamento – aos bots, que são programas de computador criados para realizar tarefas repetitivas e automatizadas.  Para engajamento educacional, a Movva,  primeira startup de nudgebots do mundo, desenvolveu o Eduq+ que envia nudges semanais, via SMS, com conteúdos e atividades incentivando a comunidade escolar se engajar na educação de jovens e crianças.
O experimento com o Eduq+ na Costa do Marfim começou em novembro de 2018 em parceria com a Jacobs Foundation e o Ministério da Educação local, e enfrentou contextos sociais diferentes aos que a Movva estava habituada com o trabalho que vem realizando no Brasil desde 2016. Em um continente totalmente diferente, com outros idiomas, outro tipo de relação entre família e escola e com altíssima incidência de trabalho infantil (cerca de 40%, contra menos de 10% no Brasil). Os resultados foram muito relevantes.
RESULTADOS
  • O uso da punição corporal caiu consistentemente entre as famílias que receberam os nudges.
  • Os alunos cujos pais receberam os nudges faltaram apenas metade das vezes do que aqueles que não receberam na região em que a colheita de cacau se estendeu durante o ano escolar.
  • No primeiro ciclo dos anos iniciais do Ensino Fundamental, as mensagens de texto para as famílias melhoraram a aprendizagem em leitura e matemática – como se as crianças cujos pais receberam os nudges estivessem um bimestre mais avançadas na escola do que aqueles que não receberam.
  • A evasão escolar diminuiu em todas as séries em cerca de 50%, chegando à redução de 70% no primeiro ciclo dos anos finais do Ensino Fundamental.
  • Nesse ciclo, a repetência caiu em um terço.
Somente em função das economias geradas pela menor repetência, o Ministério da Educação ivoriano poderia economizar 5 milhões de dólares por ano (líquidos dos custos com o nudgebot) se o Eduq+ fosse adotado em escala.
“Os resultados encontrados são surpreendentemente parecidos com aqueles que um estudo anterior realizado no Brasil, que encontrou melhoria de aprendizagem da mesma magnitude e redução da repetência de também um terço, entre os alunos do 9o ano do Ensino Fundamental na rede pública de São Paulo. No Brasil, os ganhos potenciais são ainda maiores: o Eduq+ tem potencial de aumentar o Ideb em 0.4 ao mesmo tempo em que economiza recursos das Secretarias de Educação ao reduzir a repetência, ou seja, uma economia estimada em mais de 12 reais para cada real investido no nudgebot”, afirma   Guilherme Lichand, cofundador e presidente do Conselho da Movva.
 SOBRE A MOVVA
O negócio de impacto social utiliza inteligência artificial aplicada à economia comportamental; a partir da análise de dados, cria e envia mensagens para influenciar comportamentos positivos associados ao engajamento educacional, prevenção de inadimplência e formação de hábitos financeiros saudáveis. Com metodologia validada pela Universidade de Zurich e pela Universidade de Stanford, a startup foi fundada em 2012 – com o antigo nome MGov – por Guilherme Lichand, Marcos Lopes e Rafael Vivolo. Os empreendedores desenvolveram os Nudgebots; robozinhos como os chatbots focados em mudança de hábito. Na prática, a solução une os nudges – reforços positivos que sugerem comportamentos e incentivam escolhas que promovam a mudança de comportamento – aos bots, que são programas de computador criados para realizar tarefas repetitivas e automatizadas. Os Nudgebots atuam em comportamentos que podem ser efetivamente mudados por meio de lembretes e nudgesenviados de forma persistente, formando novos hábitos. Por meio de algoritmos que utilizam a inteligência artificial, o sistema manda mensagens para maximizar o impacto positivo na construção de novos comportamentos.
Para o engajamento educacional, desenvolveram a solução Eduq+ que envia nudges semanais, via SMS, com conteúdos e atividades incentivando coordenadores, professores e familiares a se engajarem na educação de jovens e crianças. Já o Poupe+, outra solução da empresa, atua na prevenção de inadimplência e formação de hábitos saudáveis focados na vida financeira. A proposta é ajudar o consumidor a se apropriar de conteúdos financeiros que o ajude a tomar decisões conscientes e financeiramente seguras. Os produtos desenvolvidos pela Movva podem ser aplicados, ainda, para reforçar a cultura organizacional, saúde, questões sustentáveis e filantrópicas.
ARTEMISIA
A Artemisia é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. A organização apoia negócios voltados à população em situação de vulnerabilidade econômica, que criam soluções para problemas socioambientais e provocam impacto social positivo por meio de sua atividade principal. Sua missão é identificar e potencializar empreendedores(as) e negócios de impacto social que sejam referência na construção de um Brasil mais ético e justo. A organização já apoiou mais de 400 iniciativas de todo o Brasil em seus diferentes programas, tendo acelerado intensamente mais de 170 negócios de impacto social. Fundada em 2004 pela Potencia Ventures, possui atuação nacional e escritório em São Paulo. www.artemisia.org.br

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
MOVVA
Mayra Silva msilva@movva.tech
contato@movva.tech
São Paulo -SP
Av. Paulista, 171, 10º andar
Bela Vista, 01311-000

ARTEMISIA
imprensa@artemisia.org.br
Betânia Lins betania.lins@gmail.com
Celular: (11) 9 7338-3879







Imagens relacionadas

baixar em alta resolução


baixar em alta resolução




Betania Lins

(11) 97338-3879

Nenhum comentário:

Postar um comentário