Clube de assinatura cresceu 8% durante o mês e pretende alcançar 50 mil assinantes até 2020
O setor de clubes de assinaturas tem demonstrado desempenho positivo no mercado brasileiro, pois somente nos últimos quatro anos cresceu 167%, segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Dentre as marcas que se destacam no mercado, está a Glambox - maior clube de assinaturas femininos da América Latina, que cresceu 8% em agosto, a maior alta desde o lançamento da marca. A empresa prevê seguir o ritmo de alta e se manter no patamar de crescimento de mais 8% em setembro.
A Glambox faz parte da B4A (Beauty For All) - startup de beleza digital que também contém o Men’s Market, maior e-commerce de cosméticos masculinos do Brasil, que juntos somam 28 mil assinaturas e a B4A Marketing Services, uma divisão que presta serviços de marketing para a indústria da beleza.
Para o CEO da B4A, Jan Riehle, a melhora no processo de customização das caixas que são entregues para os consumidores foi um dos motivos para o bom desempenho da startup durante o mês de julho. “Fizemos uma reestruturação no atendimento, tornando-o mais rápido, melhoramos a funcionalidade da customização para garantir que as clientes recebam produtos somente com o perfil delas, e aumentamos o número de marcas em comparação com os meses anteriores, incluímos empresas como Love & Beauty, Unilever, MakeUpForever, MAC e Jeunesse”, comenta. Com essas ações, a Glambox registrou seis mil novas assinaturas somente nas últimas seis semanas.
Com os brasileiros aderindo à contratação desse tipo de serviço, a expectativa é que a empresa continue crescendo cerca de 4% ao mês. A expectativa é embasada no fato de o Brasil ser o quarto maior mercado no setor de cosméticos do mundo, ficando atrás apenas dos Estado Unidos, China e Japão, segundo levantamento realizado pela ABIHPEC (Associação Brasileira de Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos).
Os clientes da B4A nas linhas Glambox e clube da Men's Market recebem todos os meses uma caixa personalizada com produtos customizados conforme as preferências e necessidades de cada assinante. Os itens podem custar até três vezes o valor da assinatura. “Também contamos com um programa de recompensas para clientes que acumulam Glampoints, pontos mensais que podem ser trocados por produtos de beleza no Glamclub e um Marketplace para a compra de produtos e estamos montando mais ofertas”, comenta Riehle.
A startup também realiza eventos com clientes e influenciadoras mensalmente, além de outras iniciativas, para manter a liderança do mercado. Para Riehle, as empresas do segmento de assinaturas precisam estar em processo contínuo de reformulação, para se manterem em franco crescimento.
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