
O que as empresas brasileiras devem aprender com o Vale do Silício, que todos os anos abre as portas para troca de experiências sobre inovação
As expedições de inovação e missões de negócios para o Vale do Silício têm feito a cabeça de estudantes, empreendedores e entusiastas de diversos setores da economia. Afinal, o acesso aos bastidores desta região, que é tida como a mais inovadora e empreendedora do mundo, é tentador, quando se tem o aprendizado como foco.
Mas por que é preciso ir para lá, se o intuito é aplicar tudo isso aqui?
Essa é uma reflexão que levou Felipe Donatz, da Newik, especializada em programas de estágio e trainees, a formatar um programa de aproximação estudantes-empresa no Brasil. “Temos algumas das empresas mais inovadoras do mundo aqui mesmo. Temos fintechs, temos startups unicórnio, temos grandes conglomerados, líderes em seus mercados. Mas não temos a cultura da porta aberta”, conta o executivo, ao pontuar que a cultura da troca de informações e aprendizados, tão comum no Vale do Silício e em países como Israel e China, ainda é um desafio no Brasil.
As expedições que diversos brasileiros se dispõem a participar visitam, em média, 5, 7 empresas por dia. E, nesse formato, Donatz também acredita. “Em 2 horas é possível realizar um troca riquíssima de informações com líderes dessas companhias, ter ideia da cultura corporativa, e experimentar como seria fazer parte daquele time”, conta.
Desbravando o mercado
Como, culturalmente, muitas empresas brasileiras ainda não possuem programas com esse intuito, a Newik precisou abrir portas “Fechamos parceria com algumas das empresas mais proeminentes estabelecidas no país, que entenderam a importância de fomentar o desenvolvimento e os talentos da área de tecnologia e inovação no país”, conta. “E temos tido uma recepção incrível”.
Nas últimas edições da expedição, a Newik Education visitou empresas como Natura, Cielo, Itaú, Globo, Serasa Experian, Linkedin, Albert Einstein, Votorantin, Santander, Cielo, Digital House, McDonalds e DASA, entre outras.
“Visitar empresas inspiradoras e conversar com líderes de mercado não deveria ser objeto apenas de quem viaja para fora. Ajudar escrever o futuro dos jovens talentos brasileiros deve ser nossa missão também, missão das empresas aqui no nosso país”, explica Donatz, que acredita na capacidade das empresas brasileiras, no pioneirismo que apresentam em seus setores, e nelas como percussoras de tendências.
Como funciona a experiência Newik Education
Os estudantes selecionados se concentram no ponto de encontro da Newik Education e são levados para conhecer 5 empresas brasileiras, referências em tecnologia e inovação, pela equipe da expedição. Na primeira tomam café da manhã, na terceira almoçam e, na última, participam de um happy hour – todos com oportunidade de fazer networking e participar de rodas de bate-papo com executivos das empresas participantes.
Em cada uma delas, conhecem áreas chave de inovação e tecnologia, em um tour comandado pelas próprias companhias. “É uma oportunidade para se sentir parte daquela realidade, e vislumbrar como seria trabalhar naqueles lugares”, conta Donatz.
Estudantes de todos os estados brasileiros podem participar. A expedição é gratuita, e para fazer parte, os interessados precisam passar por um processo seletivo online. No dia da expedição, os selecionados apenas precisam se apresentar no ponto de encontro da jornada, e serão acompanhados por toda a experiência.
A próxima edição da expedição Newik Education em São Paulo acontece em 22/8, e os interessados podem se inscrever diretamente no site da empresa.
Para mais informações, acesse:
Mas por que é preciso ir para lá, se o intuito é aplicar tudo isso aqui?
Essa é uma reflexão que levou Felipe Donatz, da Newik, especializada em programas de estágio e trainees, a formatar um programa de aproximação estudantes-empresa no Brasil. “Temos algumas das empresas mais inovadoras do mundo aqui mesmo. Temos fintechs, temos startups unicórnio, temos grandes conglomerados, líderes em seus mercados. Mas não temos a cultura da porta aberta”, conta o executivo, ao pontuar que a cultura da troca de informações e aprendizados, tão comum no Vale do Silício e em países como Israel e China, ainda é um desafio no Brasil.
As expedições que diversos brasileiros se dispõem a participar visitam, em média, 5, 7 empresas por dia. E, nesse formato, Donatz também acredita. “Em 2 horas é possível realizar um troca riquíssima de informações com líderes dessas companhias, ter ideia da cultura corporativa, e experimentar como seria fazer parte daquele time”, conta.
Desbravando o mercado
Como, culturalmente, muitas empresas brasileiras ainda não possuem programas com esse intuito, a Newik precisou abrir portas “Fechamos parceria com algumas das empresas mais proeminentes estabelecidas no país, que entenderam a importância de fomentar o desenvolvimento e os talentos da área de tecnologia e inovação no país”, conta. “E temos tido uma recepção incrível”.
Nas últimas edições da expedição, a Newik Education visitou empresas como Natura, Cielo, Itaú, Globo, Serasa Experian, Linkedin, Albert Einstein, Votorantin, Santander, Cielo, Digital House, McDonalds e DASA, entre outras.
“Visitar empresas inspiradoras e conversar com líderes de mercado não deveria ser objeto apenas de quem viaja para fora. Ajudar escrever o futuro dos jovens talentos brasileiros deve ser nossa missão também, missão das empresas aqui no nosso país”, explica Donatz, que acredita na capacidade das empresas brasileiras, no pioneirismo que apresentam em seus setores, e nelas como percussoras de tendências.
Como funciona a experiência Newik Education
Os estudantes selecionados se concentram no ponto de encontro da Newik Education e são levados para conhecer 5 empresas brasileiras, referências em tecnologia e inovação, pela equipe da expedição. Na primeira tomam café da manhã, na terceira almoçam e, na última, participam de um happy hour – todos com oportunidade de fazer networking e participar de rodas de bate-papo com executivos das empresas participantes.
Em cada uma delas, conhecem áreas chave de inovação e tecnologia, em um tour comandado pelas próprias companhias. “É uma oportunidade para se sentir parte daquela realidade, e vislumbrar como seria trabalhar naqueles lugares”, conta Donatz.
Estudantes de todos os estados brasileiros podem participar. A expedição é gratuita, e para fazer parte, os interessados precisam passar por um processo seletivo online. No dia da expedição, os selecionados apenas precisam se apresentar no ponto de encontro da jornada, e serão acompanhados por toda a experiência.
A próxima edição da expedição Newik Education em São Paulo acontece em 22/8, e os interessados podem se inscrever diretamente no site da empresa.
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- Site: www.newik.com.br/education
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