MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Conservadorismo é tentar aplicar um freio na evolução do tempo e na distribuição de renda


Resultado de imagem para CONSERVADORES E PROGRESSISTAS chargesPedro do Coutto
O deputado Eduardo Bolsonaro, indicado para embaixador nos Estados Unidos, anunciou na quarta-feira que de 11 a 12 de outubro vai se realizar em São Paulo uma conferência sobre ação política que reunirá as lideranças conservadoras de vários países, inclusive com a presença dessa corrente de pensamento dos Estados Unidos. A matéria foi publicada na Folha de São Paulo de quinta-feira.
O pensamento conservador, como disse no título, é um esforço para que não haja mudança alguma no processo de redistribuição de renda em particular e no desenvolvimento em geral.
CONFRONTO – Não se trata de contestar o regime democrático, mas os progressistas defendem princípios e teses que estejam voltados para a população  – portanto, para o ser humano. O confronto ideológico, na realidade, não mais se situa entre o capitalismo e o comunismo. Mesmo porque o comunismo desapareceu no contexto internacional, transformando o conflito entre o reformismo e o conservadorismo.
Os reformistas, hoje, são considerados de centro-esquerda, enquanto os conservadores como de centro-direita ou a própria direita,
O espaço sensível da discussão está entre a concentração e a distribuição de renda. Em todo o mundo, poucos países praticam o comunismo: Coreia do Norte, Cuba e talvez ainda o Vietnã. A Rússia e a China têm regimes ditatoriais internos e ações capitalistas externas.
DIREITA E ESQUERDA – Não se deve confundir ditadura, que pode ser de esquerda ou direita com posições econômicas que ostentam. A Rússia já sepultou o comunismo até mesmo não se denominando mais assim. A China se diz comunista, mas participa do comercio internacional usando todos os lances do capitalismo. Vale acentuar que tanto a Rússia quanto a China são países com grande número de bilionários que adquirem obras de arte por milhões de dólares e com a liberdade econômica disfarçam seus rumos ditatoriais.
Esse é o panorama universal, mas tanto a Rússia quanto a China não suportam quaisquer campanhas e manifestações que contrariem o exercício do poder centralizado tanto em Moscou quanto em Pequim.
REFORMAR É PRECISO – Na realidade não se deve confundir as coisas. Porém, impõe-se no mundo uma onda voltada para a reforma. Antonio Houaiss e eu escrevemos o livro “Brasil, o fracasso do conservadorismo”.
Nem por isso nós defendemos em qualquer momento o fim da propriedade privada; defendemos, isso sim, uma nova política capaz de enfrentar e resolver, mesmo num longo processo, o reformismo como meio capaz de, pelo menos, considerar a miséria uma maldição a ser superada.
E A FOME? – Um fato chocante é a fome que assassina todos os anos um número enorme de seres humanos que sofrem as consequências da miséria.
Ser conservador é um esforço para frear a própria justiça social. No conservadorismo, afunda a ideia de qualquer reforma. A reforma, entretanto, nasce da dúvida. Se não houvesse a dúvida e se os cientistas fossem conservadores, rejeitando quaisquer mudanças, a evolução de todas as coisas teria esbarrado numa autêntica cortina de ferro.
O progresso nasce da dúvida e não da certeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário