MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 2 de abril de 2019

Neurologista lança livro sobre memória e demência


Aqui no Brasil, estima-se que cerca de 200 mil pessoas tem a doença, que acomete, em sua maior parte, idosos a partir dos 60 anos.

Tribuna da Bahia, Salvador
02/04/2019 14:33 | Atualizado há 4 horas e 19 minutos
   
Foto: Reginaldo Ipê / Tribuna da Bahia

Por: Yuri Abreu

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 1% da população do globo terrestre com mais de 65 anos possui Mal de Parkinson, um distúrbio que afeta o sistema nervoso central, prejudicando os movimentos daqueles que sofrem com o problema, além de ter como uma de suas principais características, os tremores nas mãos. Aqui no Brasil, estima-se que cerca de 200 mil pessoas tem a doença, que acomete, em sua maior parte, idosos a partir dos 60 anos.
Estudioso do assunto há décadas, o médico neurologista, Antônio Andrade, convive de perto com essa realidade, o que o levou a escrever o livro “Memória e Demência – Desvendando o labirinto do Cérebro”. A publicação – que tem 202 páginas – será lançada nesta quinta-feira, dia 4 de abril, às 18h30, na sede da Associação Baiana de Medicina (ABM), localizada na Rua Baependi, 162, no bairro de Ondina, em Salvador.
O especialista, que também é presidente da Fundação de Neurologia e Neurocirurgia (Instituto do Cérebro) e chefe do Serviço de Neurologia do Hospital das Clínicas, no Canela, esteve ontem na sede do jornal Tribuna da Bahia para realizar uma visita de cortesia e falar mais sobre a obra. Ele foi recebido pelo presidente do periódico, Walter Pinheiro, pelo vice, Marcelo Sacramento e pelo diretor de redação, Paulo Sampaio.
De acordo com ele, a data do lançamento foi especialmente escolhida por se celebrar o Dia Nacional do Parkinsoniano, que visa conscientizar e alertar a sociedade sobre o Mal e as demais doenças parkinsonianas, responsáveis por afetar o sistema nervoso central. Esta doença é mais comum nas pessoas que já atingiram a terceira idade e é caracterizada por afetar a movimentação muscular do indivíduo. Conforme os especialistas, além dos tremores, involuntários, e a lentidão, o problema tem outros sintomas como a rigidez corporal e a instabilidade de postura.
A obra conta com prefácios do neurologista Paulo de Brito Marques e dos cantores Caetano Veloso e Gilberto Gil, além de citações de diversas personalidades como Clarindo Silva e Nelson Rufino. “A inspiração para o livro veio de uma vontade de popularizar o conhecimento. Durante o dia-a-dia, no momento em que orientava as famílias, percebia a dificuldade que elas tinham para lidar com a situação. A linguagem é didática é mostra, entre outros, a construção da memória, como ela adoece, além do seu diagnóstico e tratamento. O objetivo do livro é fazer com que as pessoas entendam pouco mais sobre o assunto”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário