O
segmento de utilitários-esportivos (SUV) segue como o nicho mais
desejado do mercado de automóveis, não apenas no Brasil, mas
praticamente em todo o mundo. Por aqui, o domínio do mercado pertence ao
Jeep Compass, que desde janeiro já emplacou 39 mil unidades. Mas no
mercado de usados, soberano do mercado é o Ford EcoSport.
Pioneiro
no segmento de utilitários compactos, o Eco teve 15.196 unidades
negociadas apenas em agosto, enquanto o segundo colocado é o Renault
Duster, com 5,9 mil transações no mesmo período. Uma das razões do
grande volume de vendas é o tempo de mercado.
O
EcoSport foi lançado em 2003, chegou à segunda geração em 2012 e passou
por plástica no ano passado. Novo, o jipinho não sai por menos de R$ 78
mil. Trata-se de faixa inicial “padronizada” no segmento e que o torna
proibitivo para boa parte dos consumidores.
Paliativo
Daí
a solução é partir para os usados. De acordo com a Fipe, as cotações do
Eco variam de R$ 17,5 mil a R$ 83 mil, dependendo do ano de fabricação,
versão, motor, transmissão e tração.
Para
quem busca um jipinho urbano porque gosta da praticidade dos SUV’s e
não precisa necessariamente de um veículo para ir aonde o asfalto acaba,
boa opção é a versão SE 1.6, ano 2015, e com caixa manual de cinco
velocidades.
A
sugestão da caixa manual e não da automatizada de dupla embreagem
(PowerShift) se dá pelas recorrentes reclamações de falhas que levaram a
Ford a substituir a transmissão por um modelo com conversor de torque.
Segundo
a Fipe, a versão é avaliada em R$ 50.311. Já nos classificados, os
valores giram entre R$ 49 mil e R$ 52 mil. Quem quiser se arriscar numa
versão com caixa automatizada, encontrará o modelo em torno dos R$ 54
mil.
Entre
os itens de série estão: direção assistida, ar-condicionado, vidros
elétricos, Rádio (CD, USB e Bluetooth), retrovisores elétricos com luz
de direção, encaixe de cadeirinha do tipo Isofix, bancos traseiros
bipartidos, faróis de neblina, luz diurna, rodas de liga leve aro 15.
O
motor 1.6 de 115 cv oferece bom desempenho ao jipinho, tanto no uso
urbano, quanto na estrada. Seu consumo, na cidade, gira em torno de 7
km/l com álcool e 10 km/l com gasolina.
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