MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 29 de setembro de 2018

Câncer de mama já matou 217 pessoas somente neste ano


A taxa elevada é devido ao diagnóstico tardio; das 65 mil vagas por ano disponíveis pela prefeitura para diagnóstico, apenas 25 mil foram preenchidas

Redação
BAHIA.BA
Foto: Reprodução/Twitter
Foto: Reprodução/Twitter

O câncer de mama já matou 217 pessoas de janeiro a setembro deste ano, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Para combater o tipo de neoplasia que mais matam mulheres em idade fértil em Salvador, a Prefeitura vai intensificar as ações de diagnóstico precoce e prevenção.
Contudo, das 65 mil vagas disponibilizadas esse ano na rede municipal para a realização de mamografias, apenas 25 mil foram preenchidas.
Segundo a SMS, para ter acesso ao procedimento basta que as interessadas procurem um dos 126 postos da rede municipal munidas do documento de identificação com foto e o cartão SUS para avaliação médica e de enfermagem. No local, serão feitos os encaminhamentos necessários para atender à necessidade de saúde apresentada.
As ações terão a presença de profissionais de saúde, para realizar o agendamento de exames clínicos e mamografia para mulheres de 50 a 69 anos.
“Se conseguirmos identificar um câncer de mama em estágio precoce, a chance de cura é acima de 90%. Por isso, é importantíssimo que as mulheres que fazem parte do grupo de risco, que são aquelas acima de 50 anos de idade ou com histórico da patologia na família, procurem periodicamente o serviço de saúde para realização do exame”, alertou Mirelle França, coordenadora do setor materno-infantil da SMS.
 “A taxa de mortalidade por câncer de mama continua elevada no município por conta do diagnóstico tardio, geralmente, quando a doença está em estado avançado”, afirma a prefeitura.
Programação – O início oficial da campanha acontece na segunda-feira (1º), com a iluminação do Elevador Lacerda na cor rosa, e prosseguirá com diversas atividades durante todo o mês.
Dos dias 8 a 11, as mulheres podem conferir a Loja Rosa instalada no Shopping Center Lapa, no Centro, das 9h às 17h. O local ofertará serviços e orientações na área de saúde da mulher. Neste mês, ainda será realizado um passeio de bike no Dique do Tororó para sensibilizar a população sobre a doença.
 Nos 12 distritos sanitários do município serão realizadas mamografias, busca ativa de pacientes, além de palestras, salas de espera e distribuição de material educativo que incentivam o diagnóstico precoce. O objetivo é estimular o acompanhamento periódico de saúde e a realização do autoexame das mamas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário