MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 30 de setembro de 2018

BH na rota da Oktoberfest: edição do maior festival de cerveja do mundo é no Expominas


Capital nacional de bares e botecos, berço de uma cultura cervejeira em ebulição, Belo Horizonte planeja disputar o ranking da maior festa mundial da cerveja, a Oktoberfest. Prestes a abrir as portas para o festival típico da cultura alemã, celebrado há mais de 200 anos em Munique, a cidade promove, na próxima semana, encontro de 46 cervejarias, que servirão cerca de 300 rótulos.
Atualmente, o festejo, criado originalmente em 1841 para comemorar o casamento de um rei no estado da Baviera, por aqui já concentra o segundo maior público do mundo, em Blumenau, Santa Catarina. São Paulo também já sedia o evento. Em BH, o objetivo é brigar pelo pódio, adianta Márcia Ribeiro, diretora de Negócios e Marketing do Expominas, onde a festa acontecerá.
“Fizemos uma leitura desse momento muito interessante vivido por Minas, que tem um número expressivo de cervejarias artesanais com qualidade que nos traz muito orgulho. A expectativa é conseguir marcar posição e fazer com que a Oktoberfest BH seja de fato relevante e representativa para todo o setor”, diz.

Quase 100% mineira
Ao todo, 45 cervejarias artesanais mineiras, dentre empresas de BH e região metropolitana, do Sul de Minas e Zona da Mata, estarão presentes no festejo, de 4 a 6 de outubro. Somente um fabricante de fora do Estado (de Pomerode/SC) participará da festa.
Uma das que prometem conquistar o paladar dos presentes é a São Sebastião, com sede em Macacos, pertinho de BH. Fundada em 2015 pelos sócios Augusto Franco, Daniel Balesteros e Pedro Pereira, a cervejaria levará 800 litros de oito tipos da bebida. Dentre as selecionadas para o festival estão a IPA com rapadura de Itaguara e a American Wheat, com mel de Santa Bárbara.
“Nossas cervejas, em sua maioria, são desenvolvidas para o paladar mineiro. São produtos mais gastronômicos que extremos”, diz Augusto Franco, mestre-cervejeiro.
Veterana no segmento, tendo sido a primeira cervejaria artesanal do Estado, a Krug Bier também pretende fazer bonito na festa alemã celebrada em território mineiro. Levará 5 mil litros dos 20 rótulos disponíveis. Outra boa notícia é o lançamento de um estilo especial, que carrega o nome do evento. “Uma cerveja típica alemã no estilo fest beer. Uma puro malte de coloração acobreada e 5,5% de teor alcoólico, bem leve”, detalha o diretor comercial da empresa, Rodolfo Viana.
Para participar da Oktoberfest BH é preciso adquirir o passaporte com direito à entrada no Expominas. O lote promocional, no valor de R$ 15, pode ser comprado pelo Sympla ou em lojas físicas do Diamond Mall, Pátio Savassi e BH Shopping.
Oktoberfest Blumenau
2º LUGAR
Blumenau adotou a festa em 1984 e, desde então, só perde em tamanho para a cidade berço do evento, na Alemanha. Mais de 500 mil pessoas participam do festejo no Sul do país todos os anos
Festival irá privilegiar artistas locais, mas manterá caravana de beer trucks pela cidade
Ao contrário da festa original, que celebra não só a bebida mais consumida em território alemão, como a cultura e a culinária bávaras, a Oktoberfest BH não tem a pretensão de reproduzir os mesmos moldes por aqui. Guardadas algumas semelhanças, como apresentações de grupos folclóricos das colônias germânicas e concurso de trajes típicos, a festa dos mineiros irá privilegiar atrações locais.
O motivo, diz a diretora de Negócios e Marketing do Expominas, Márcia Ribeiro, é a tímida representatividade de comunidades alemãs no Estado. “Ao contrário das cidades do Sul, muito focadas nessa cultura, não conseguiríamos manter uma programação cultural de tanta qualidade. Sob curadoria do Circuito do Rock, a programação estará focada nas bandas de Minas”, detalha.
Dentre os shows previstos, Hocus Pocus, Velotrol, Aeroplane, Raulzites, Poison Gras e It’s Only Rolling Stones.
Assim como acontece em Munique, berço do maior festival de cerveja do mundo, BH também irá testemunhar uma caravana de beer trucks pelas ruas da cidade. O cortejo partirá da praça Raul Soares, no Centro, passando por importantes avenidas da região Centro-Sul, até desembarcar no Expominas.
Confira informações sobre as festas na Alemanha e em Blumenau e a lista completa das cervejarias que estarão no evento de BH:
Oktoberfest BH arte

Nenhum comentário:

Postar um comentário