MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Pré-Carnaval de Salvador terá esquema especial de serviços

Postado em 31/01/2018 5:13  DIGA BAHIA!
pre-carnaval Para garantir que tudo ocorra bem durante o Fuzuê e o Furdunço, o pré-Carnaval de Salvador que acontece neste sábado (3) e domingo (4), no Circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra), a Prefeitura preparou um esquema especial de serviços para atender à população. Confira:
Ônibus – A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) fará um acréscimo de 150 veículos às linhas que têm como destino a Barra e a Lapa. A mudança terá início às 14h do sábado (3) e vai até às 2h do domingo (4). No domingo, o acréscimo volta a ser realizado às 14h e finaliza às 2h da segunda-feira (5).
Além disso, serão disponibilizados 30 coletivos da frota reguladora na Estação da Lapa, que ficarão à disposição da fiscalização, das 20h às 4h do dia seguinte. No sábado, haverá 12 ônibus; no domingo, 18. Ainda por conta dos eventos do fim de semana, os itinerários das linhas que trafegam no trecho entre o Clube Espanhol e o Farol da Barra passarão por alterações entre 13h de sábado à 0h de domingo e 13h de domingo e 0h de segunda-feira.
Táxi e mototáxi – Quem optar por ir de táxi terá quatro pontos à disposição: Shopping Barra, Bompreço (Chame-Chame), Porto da Barra e rotatória da Praça Lord Cochrane. A Semob também criou, especialmente para o evento, um ponto extra no último retorno da Avenida Centenário, sentido Vale dos Barris. Se for de mototáxi, o serviço ficará disponível na Avenida Centenário, no último retorno, sentido Vale dos Barris, ao lado do ponto de táxi.
Interdições e opções de tráfego no Fuzuê – Entre 13h de sábado e 2h de domingo, a circulação e o estacionamento de veículos estarão proibidos na avenida Sete de Setembro, no trecho entre a Rua Afonso Celso e o Largo do Farol, até a avenida Oceânica, entre o Farol da Barra e a Rua José Sátiro de Oliveira.
Os veículos terão como opção, para o sentido Ondina, as ruas Afonso Celso, Miguel Bournier, Avenida Centenário e Rua Professor Sabino Silva. Já quem pretende ir no sentido inverso, em direção à Barra, pode utilizar a Avenida Oceânica, Rua José Sátiro de Oliveira (Morro do Gato), Avenida Centenário, Rua Augusto Frederico Schmidt e Rua Marquês de Caravelas.
Barreiras – Serão implantadas barreiras móveis entre o Largo do Farol e a Rua Afonso Celso; entre a Rua Miguel Bournier, Marquês de Caravelas e Afonso Celso; entre a Rua Airosa Galvão e Miguel Bournier; entre a Avenida Centenário e o último retorno; entre a Rua José Sátiro de Oliveira e a Rua Professor Sabino Silva; e entre a Avenida Oceânica e a Rua José Sátiro de Oliveira.
As barreiras fixas ficarão entre a Avenida Oceânica e a Rua Dom Marcos Teixeira; entre a Avenida Oceânica e a Rua Alfredo Magalhães; entre a Avenida Oceânica e a Rua Professor Lemos de Brito; entre a Avenida Oceânica e a Rua Marquês de Caravelas; entre a Avenida Oceânica e a Rua Francisco Otaviano; entre a Avenida Oceânica e a Rua Professor Fernando Luz; entre a Avenida Oceânica e a Rua Leoni Ramos; entre a Avenida Oceânica e a Rua Doutor Artur Neiva entre a Avenida Oceânica e a Rua Carlos Chiacchio; entre a Avenida Oceânica e a Rua José Sátiro de Oliveira.
Ruas interditadas para Furdunço – Para a realização do Furdunço, no domingo, o estacionamento de veículos estará proibido, das 4h de domingo até as 2h da segunda-feira, nas seguintes vias: Avenida Oceânica, trecho entre a Avenida Adhemar de Barros e o Farol da Barra; Avenida Centenário; Rua Afonso Celso; Rua César Zama, entre a Rua Barão de Itapuã e a Alameda Antunes; e Rua Barão de Itapuã, em ambos os lados.
A circulação de veículos e o estacionamento estarão proibidos, no período das 4h de domingo às 2h de segunda-feira, nas vias transversais da Avenida Oceânica, entre o Largo do Farol e a Rua Sátiro de Oliveira; das 7h de domingo às 2h de segunda, na Avenida Oceânica, entre o Cristo e a Avenida Adhemar de Barros; e das 11h de domingo às 2h de segunda-feira, na Avenida Sete de Setembro (entre a rua Barão de Itapuã e o Largo do Farol), no Largo do Farol da Barra, na Avenida Oceânica (entre o Largo do Farol e o Cristo), e na Rua Afonso Celso (entre a Avenida Sete de Setembro e a Rua Professor Lemos Brito).
Algumas vias terão sentido duplo de tráfego para acesso dos moradores, das 11h de domingo às 2h de segunda-feira. São elas: a Avenida Sete de Setembro, entre as ruas Afonso Celso e Barão de Itapuã; Rua Barão de Itapuã; e Rua Cesar Zama, no trecho da interseção com a Rua Barão de Itapuã e a Alameda Antunes.
Barreiras – Para o Furdunço, serão implantadas barreiras fixas entre a Avenida Oceânica e as ruas Dom Marcos Teixeira, Alfredo Magalhães, Professor Lemos de Brito, Marquês de Caravelas, Francisco Otaviano, Professor Fernando Luz, Leoni Ramos, Doutor Artur Neiva, Carlos Chiacchio (estrutura da PM), José Sátiro de Oliveira (parte baixa), Professor Sabino Silva e a Rua N; acesso à Via Marginal (antigo Salvador Praia Hotel); e a Rua Baependi.
Estacionamento – Tanto no sábado como no domingo, quem vai de carro poderá estacionar na Zona Azul da Rua Sabino Silva, no entorno do canteiro central, em ambos os sentidos da via. Para o Fuzuê, a Zona Azul estará disponível das 12h de sábado às 2h de domingo. Já para o Furdunço, as vagas serão acessadas a partir das 11h de domingo às 3h de segunda-feira.
Fiscalização – A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) atuará com 148 agentes de fiscalização no Fuzuê e 152 no Furdunço. O efetivo vai ordenar o comércio informal e orientar os ambulantes sobre as proibições, a exemplo da comercialização de produtos em carros de mão, fogareiros, churrasqueiras, bebidas pré-preparadas artesanalmente, uso de embalagens reaproveitadas, bem como o uso de louças, alumínio ou vidro. As vasilhas devem ser descartáveis.
Combate à poluição sonora – Dez fiscais de combate à poluição sonora vão monitorar os estabelecimentos que foram licenciados, bem como notificar, autuar e suspender as atividades dos que estiverem em situação irregular. As equipes de fiscalização também estarão atentas ao uso abusivo de som por parte de veículos, visando manter os níveis sonoros estabelecidos pela Lei Municipal 5.354/98.
Salva-vidas – A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) contará com um efetivo de 15 salva-vidas e um posto montado na praia, próximo ao Farol da Barra. O trabalho dos agentes será das 8h até o encerramento das festividades.
Saúde – A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibilizará um módulo assistencial, montado exclusivamente para o pré-Carnaval, próximo ao Farol da Barra. Durante o Fuzuê, no sábado, o atendimento ocorrerá entre 17h e 23h. No Furdunço, domingo, o módulo começa os atendimentos às 14h e se estende até as 2h da segunda-feira.
O equipamento contará com cinco leitos, equipados com suporte avançado de vida e com equipes compostas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além dos demais profissionais que atuarão no fluxo administrativo do módulo. Uma ambulância do Samu estará de prontidão para remoção imediata das ocorrências que necessitarem de encaminhamento.
Segurança – A Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM) atuará com 116 guardas no Fuzuê e 113 no Furdunço. Os agentes prestarão apoio às atividades de fiscalização desenvolvidas pela Semop e às ações da Transalvador, além de atuar no patrulhamento preventivo.
Banda de Música – Quinze músicos da GCM vão abrir o Fuzuê, a partir das 16h de sábado, com resgate de músicas dos antigos carnavais.
Foto: Valter Pontes/PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário