MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Carnaval: Coelba investe R$ 8 milhões em fornecimento de energia e segurança

Postado em 31/01/2018 4:02 DIGA BAHIA!
User Comments Fim dos postes com fios: Rede elétrica do Porto ao Farol da Barra passou a ser subterrânea

Garantir a energia e a segurança de uma das maiores festas populares do mundo. Este é o objetivo da “Operação Carnaval” da Coelba, que reúne todas as ações da concessionária para assegurar o fornecimento de energia elétrica durante a folia em Salvador e no interior do estado. A empresa investiu R$ 8 milhões nos serviços de manutenção preventiva e melhoramentos na rede elétrica nos circuitos da festa em Salvador, incluindo carnavais de bairro e municípios do interior. Além dos serviços, o investimento contempla, ainda, esquema especial de atendimento e cartilha para os órgãos envolvidos na organização do Carnaval. As informações foram apresentadas à imprensa durante entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira, na Barra.
A principal ação deste ano deixou a paisagem do Porto até o Farol da Barra de cara nova. O trecho que abriga dois dos principais cartões postais de Salvador deixou de ter rede aérea e passou a contar com rede subterrânea. Com as intervenções realizadas, foram construídos 2 km de rede subterrânea, tendo sido retirados postes e condutores. O que destaca, ainda mais, as belezas do local, além de garantir maior segurança na área de concentração e circulação de trios.

Fotos; Bruno Winycius/Coelba
Fotos; Bruno Winycius/Coelba
Espaçadores
No circuito Barra-Ondina foram instalados mais 1.500 espaçadores de rede elétrica, totalizando agora 5.000 desses equipamentos nos circuitos principais e marginais nas redes de média tensão. Estas ações, assim como a retirada das travessias de rede elétrica ao longo dos últimos anos, têm como objetivo deixar os circuitos da festa ainda mais seguros, tanto para foliões como para quem trabalha em cima dos trios elétricos.
O trabalho da Coelba começou em setembro de 2017 e, até o final das ações, 350 km de rede elétrica e 650 postes/estruturas terão passado por manutenção preventiva. Para garantir o suprimento de energia para as cargas adicionais do Carnaval, a concessionária instalou 88 novos transformadores, agregando uma potência instalada de 8.500 kVA, implantou 216 novos postes, construiu cerca de 9 km de rede elétrica e podou 3.100 árvores.

Foto: Divulgação/Coelba
Foto: Divulgação/Coelba

Circuitos As ações estão sendo realizadas não apenas nos principais circuitos da festa, mas também nos bairros com programação de Carnaval: Cajazeiras, Periperi, Itapuã, Liberdade, Boca do Rio, Plataforma, Pau da Lima e Piatã. Além dos locais de festas com palco, foram realizadas ações de manutenção e melhorias no Nordeste de Amaralina (Circuito Mestre Bimba) e na região onde desfila o bloco “Mudança do Garcia”.
Além de Salvador, outros municípios que realizam festas de Carnaval, a exemplo de Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João (Imbassaí e Praia do Forte), Maragogipe, Jaguaripe, Bom Jesus da Lapa, Juazeiro, Porto Seguro e Barreiras, também tiveram atenção especial da Coelba.
Parcerias
A Coelba firmou parceria com o DETRAN para desenvolver ações conjuntas e conscientizar motoristas e população sobre os cuidados que podem evitar acidentes envolvendo a rede elétrica durante o Carnaval. Através da parceria, a concessionária participará com seus técnicos de segurança dos cursos de reciclagem e aperfeiçoamento promovidos pelo órgão nos dias 31 de janeiro, 01, 05 e 06de fevereiro. Serão treinados 350 motoristas de trio elétrico e carros de apoio, não apenas para o Carnaval, mas também para outras festas populares. Além disso, materiais com informações sobre segurança com a rede elétrica serão distribuídos nas ações educativas realizadas pelo DETRAN.
Outra parceria firmada pela Coelba vai possibilitar o treinamento de busca e salvamento de vítimas de acidente com a rede elétrica com 120 integrantes do Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal e Transalvador. O curso será realizado nesta quinta-feira (01/02), por técnicos da Coelba, na sede da empresa, em Narandiba, das 13h30 às 17h30.
Sensores Inteligentes–Nos principais circuitos do Carnaval de Salvador estão instalados 24 conjuntos de sensores, que ficam diretamente ligados ao Centro de Operações da concessionária, em Narandiba, fornecendo informações sobre a rede elétrica onde estão instalados. A tecnologia permite identificar e localizar, em tempo real e com precisão, possíveis defeitos ou falta de energia nas ruas em que acontece a festa, o que proporciona maior rapidez de atendimento.
Trabalhadores Coelba1
Atendimento
O planejamento da Coelba envolve ainda um esquema especial de atendimento às solicitações de emergência durante os dias de festa. Serão mais de 200 profissionais por dia, envolvidos diretamente na “Operação Carnaval”, incluindo equipes trabalhando em locais estratégicos ao longo dos circuitos da folia e no carnaval dos bairros.
Como ação de manutenção, todos os dias, é realizada a limpeza das redes para retirada de objetos lançados pelo público durante a festa. Em parceria com a Semop, equipes especializadas da Coelba vão realizar inspeções diárias para identificação e retirada de possíveis ligações clandestinas, os chamados “gatos’”.
No período da festa, um profissional da Coelba também permanecerá no Centro Integrado de Inteligência do Carnaval, espaço de monitoramento em tempo real da Secretaria de Segurança Pública. O acesso às imagens das câmeras espalhadas pelos circuitos permite que técnicos sejam acionados com maior rapidez e trabalhem com mais agilidade no atendimento às ocorrências relacionadas à energia elétrica.
A central de atendimento 116 permanece à disposição para qualquer solicitação que envolva a rede elétrica. Em caso de falta de energia, está disponível, também, o SMS gratuito 26.560 – basta enviar o número da conta contrato que a ocorrência será registrada e uma mensagem de retorno, com o número do protocolo e a previsão de atendimento, será enviada como resposta.
DICAS DE SEGURANÇA

– Em caso de fio caído, não se aproximar e avisar à Coelba.
– Não jogar serpentina em direção à rede elétrica.
– Não aproximar “bastão de selfie” da rede elétrica.
– Não subir em postes, marquises e árvores que estejam próximos à rede elétrica.
– Não fazer ligação clandestina de energia. Além de colocar a vida em risco, é crime.
– Não colocar enfeites e nem jogar objetos na rede elétrica.
– Evitar que balões (blimps) e placas de propaganda toquem na rede elétrica.
– Não direcionar jatos d’água à rede elétrica.
-É obrigatória a instalação do aterramento das estruturas metálicas de barracas e balcões.
– Em caso de acidentes envolvendo a rede elétrica, avisar imediatamente à Coelba através do número 116.

Nenhum comentário:

Postar um comentário