:
A Andifes lançou documento com o título “Universidades Federais - Patrimônio da Sociedade Brasileira”, em que faz um relato sobre o sistema público das universidades federais e seu desenvolvimento no decorrer dos anos.
No material, a Andifes aborda acerca de temas relacionados às universidades federais e à sociedade, como a rede de equipamentos públicos e serviços geridos pelas universidades, que cria uma ligação entre educação, ciência, arte, cultura e cidadania, e o aumento na quantidade de alunos e melhoria na qualidade do ensino. Outro ponto importante destacado no documento são as contribuições das universidades ao desenvolvimento econômico e social através, principalmente, da pós-graduação e pesquisa. Também perpassa no tema interiorização das universidades federais e políticas de ações afirmativas, ao afirmar que ambas reduziram assimetrias regionais, descentralizaram as atividades econômicas e possibilitaram a inclusão de grupos sociais marginalizados.
No entanto, ao abordar sobre a continuidade nas políticas de financiamento, pontua sua preocupação diante do comprometimento da execução de programas estratégicos para desenvolvimento nacional, podendo levar a um retrocesso aos avanços até então alcançados. Para reverter esse quadro, a Andifes enumera algumas propostas que têm como base orçamentos, autonomia universitária, programas de expansão, atualização do Programa Nacional de Assistência Estudantil e recomposição dos parlamentos das agências de fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico à pós-graduação e à inovação.
Para ler o conteúdo completo do material, acesse: “Universidades Federais - Patrimônio da Sociedade Brasileira”.
--
Nenhum comentário:
Postar um comentário