Adenilson aguarda por transferência e cirurgia há mais de um mês.
Adenilson aguarda por transferência e cirurgia há mais de um mês.
Após sofrer fratura em uma das pernas, um paciente do Hospital Geral Luiz Viana Filho, em Ilhéus, espera há mais de 40 dias para ser transferido para uma unidade de referência e realizar cirurgia. De acordo com laudo médico, a cirurgia de Adenilson Farias da Silva, de 48 anos, deveria ser feita de imediato (“Prioridade 0”). Ele sofreu acidente em junho, em Uruçuca.
Apesar da urgência do procedimento cirúrgico, o paciente está internado no Luiz Viana Filho desde o dia 17 de junho, quando sofreu acidente. Ele seguia na garupa de uma moto, quando o veículo derrapou. O peso da moto ficou sobre a perna do paciente. O diagnóstico e a necessidade de cirurgia é de 19 de junho.
Conforme o laudo enviado para o setor de regulação do hospital, a cirurgia não poderia ser realizada em Ilhéus “devido à falta de material de síntese, mesa ortopédica” e intensificador de imagem.
DOR E ANGÚSTIA
Irmã de Adenilson, Simone Farias diz que a espera completou 41 dias hoje e não há resposta concreta por parte da direção do hospital, o que aumenta a angústia do paciente. “Falam que estão aguardando a transferência e que a fila é grande”, afirma.
O paciente sente dores e diz ter a sensação de que o joelho está solto. “Ele só pode movimentar uma das pernas”, observa a irmã. Segundo Simone, Adenilson, que é motorista profissional, está abalado. “Ele, psicologicamente, também está sofrendo muito”.
Um ofício foi entregue à direção do Hospital Geral Luiz Viana Filho. A família de Adenilson aguarda uma prometida resposta do setor jurídico da unidade de saúde.