Rui Costa recebe das mãos de Jairo Araújo o título de cidadão itabunense || Pimenta
Rui Costa recebe das mãos de Jairo Araújo o título de cidadão itabunense || Pimenta
Das mãos do vereador Jairo Araújo (PCdoB), o governador Rui Costa recebeu, nesta noite de sexta (28), o título de cidadania itabunense. A solenidade ocorreu no salão nobre da AABB Itabuna, onde também o governador e outras nove personalidades receberam a Comenda Firmino Alves das mãos do prefeito Fernando Gomes e a primeira-dama, Sandra Neilma.
Após receber a comenda e o título de cidadão itabunense, Rui assinou convênio que permitirá ao Estado repassar R$ 24 milhões ao município para a conclusão das obras do Centro de Convenções e o Teatro Municipal.
Perspectiva com a fachada do teatro || Reprodução Pimenta
Perspectiva com a fachada do teatro || Reprodução Pimenta
Ainda de acordo com Rui, a prefeitura licitará a obra, parada desde outubro de 2006, quando o então governador Paulo Souto (DEM), já derrotado, paralisou a obra. O gestor baiano diz querer vir em 2018 para inaugurá-la, caso a legislação permita (ele concorrerá à reeleição). E brincou ao dizer que, não sendo possível, aparece no pós-inauguração para fazer selfie em frente ao projeto.
RODOVIA ILHÉUS-ITABUNA
Ao discursar, o governador disse que, nas próximas duas semanas, terá novidades quanto às obras de duplicação da Rodovia Ilhéus-Itabuna. “Acredito que, no máximo em duas semanas, teremos boas notícias. Vamos ter a duplicação não da BR, eu diria da grande avenida de ligação Ilhéus-Itabuna”.
O governador também falou que, no projeto de duplicação, também está pensada a urbanização da margem do rio onde a nova pista será construída. Será, segundo ele, uma forma de as cidades de Ilhéus e Itabuna, abraçar o Cachoeira. Hoje, disse, as casas são construídas com fundo para o rio, tornando-o um quintal, “como se o rio fosse um esgoto das nossas casas”.
HOMENAGEADOS
Além do governador, outras nove personalidades receberam a Comenda Firmino Alves, duas delas in memoriam. Foram lembrados o desembargador Mário Alberto Hirs (Tribunal de Justiça da Bahia), os deputados federais Paulo Magalhães e Jonga Bacelar, a procuradora-geral adjunta Sandra Rusciolleli, o bispo emérito de Itabuna, Dom Ceslau Stanula, o pastor e professor aposentado Apolônio Brito, de 102 anos, e o empresário Jaime do Amor. Duas comendas foram entregues a familiares de dois nomes que marcaram a história de Itabuna, o Frei Joaquim Carmeli e o jornalista José Adervan.