Os triciclos inspirados no riquixá tailandês, mais conhecidos como tuk
tuks, são a nova aposta de empresários de Salvador para vencer os
desafios de mobilidade. Mais compactos e fáceis de estacionar, os
veículos se transformaram em soluções de logística mais baratas para
empreendedores. De acordo reportagem do jornal A Tarde publicada neste
domingo (3), no Brasil, a Motocar em Manaus, é a única fabricante desse
tipo de veículo, que começou a produzir em meados de 2011 a 2012.
Outras empresas modificam motocicletas para o mesmo fim. Os três modelos
de triciclos: o MTX-150, utilizado no transporte de passageiros; o
MCA-200; e o MCF-200, ideais para o comercio de água mineral, bebidas e
gás, entrega de pães, setor de alimentação em geral, dentre outros.
Ainda de acordo com reportagem, o Grupo Limiar, do empresário João
Ramos, em Salvador, fabricante de pães, é pioneiro em trazer esse modelo
de veículos para compor a frota de seu negócio. Atualmente tem 15
triciclos rodando em sua empresa e a pretensão é dobrar a frota este
ano. Um triciclo de carga novo pode ser adquirido a partir de R$ 18 mil.
O concorrente direto é o Fiorino, da Fiat, que custa em média R$ 40
mil. No caso do triciclo, há certas limitações. A capacidade de
transporte é de até 350 quilos e a velocidade máxima chega a 60
quilômetro por hora, o que o torna menos viável para longas distâncias.
Além das entregas, o fabricante indica o veículo para setores de
alimentação, em substituição das vans utilizadas em food trucks, que
podem chegar a R$ 80 mil. O modelo para transporte de passageiros já é
utilizado em Belo Horizonte (MG) no setor turístico. A Motocar chega a
Bahia este mês, com revendas autorizadas em Teixeira de Freitas, Ilhéus e
Feira de Santana. (A Tarde)
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