MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 28 de junho de 2015

Preservação: reciclagem de óleo e garrafa pet

JORNAL O HOJE - GO
Educação ambiental do zoológico reutiliza óleo de cozinha e a Comurg, garrafas pet, aprenda a reciclar também!
Nathan Sampaio
Jogar óleo no ralo não é o ideal, garrafa pet na rua também não pode. Esses dois elementos poluem gravemente o meio ambiente, e são totalmente reutilizáveis, então, por que não reciclar? E é isso que órgãos em Goiânia tem feito para conscientizar a população. O grupo de Educação Ambiental do Zoológico de Goiânia, por exemplo, recicla óleo usado para fazer sabão. Já a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) destina garrafas pet para cooperativas reciclarem. Ambas as ações ajudam a impedir que toneladas de lixo sejam despejados nas ruas, rios e parques da capital.
Fazendo sabão com óleo usado
O projeto que utiliza óleo de cozinha para fazer sabão em barra está ligado a um projeto maior, o “Água, recurso ameaçado”. E, segundo a Coordenadora de Educação Ambiental do Zoológico de Goiânia, Sônia Regina, despejar óleo usado no ralo, como muitas pessoas fazem, é errado e uma das ações que mais poluem nascentes e rios. “Esse projeto envolve diversas ações, esta parte de produzir sabão com óleo que a população doa tem dado muito resultado, recebemos óleo usado de escolas também e ensinamos a fazer o produto, conscientizando sobre os riscos da poluição”, conta.
Receita
A receita para fazer sabão é simples, os ingredientes são 2 litros de água limpa, 1 kg de soda da marca kaveira, um copo de 200ml de álcool 96º e 5 litros de óleo de cozinha usado. Para a produção basta seguir os passos ilustrados pelas fotos. Porém, é preciso tomar cuidado com a química dos elementos da receita tendo muita atenção e utilizando luvas.
Reciclando garrafas pet
A Comurg também colabora quando se trata de reciclar. A entidade reutiliza garrafas pet recolhidas na cidade, e destinam às cooperativas que cuidam da sua reutilização. De acordo com a assistente administrativa do órgão, Aparecida Tertuliana, todas as garrafas pet separadas pela equipe da Comurg são reaproveitadas para decorações natalinas na cidade. “Cerca de seis meses antes do fim do ano eu recruto equipes voluntárias e ensino a produzir objetos e decoração de natal, isso reduz o lixo e, consequentemente conscientiza as pessoas que ensino”, explica.
Outros objetos também podem ser feitos a partir de garrafas pet, puffs, cama, estantes, quase tudo pode ser feito reutilizando esse material. Confira a na ilustração o passo a passo de como construir um puff a partir de garrafa pet. Você vai precisar de 32 garrafas pet de formato igual, uma almofada ou travesseiro velho, um rolo de fita adesiva transparente, um estilete, 1,70 m de tecido, linha e agulha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário