MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 26 de abril de 2015

SP aprova projeto que restringe venda de desbloqueadores de celulares


Proposta aceita pela Assembleia Legislativa segue para sanção de Alckmin.
Medida tem como objetivo reduzir roubos e furtos de aparelhos celulares.

Do G1 São Paulo
A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou na quinta-feira (23) o projeto de lei que restringe a venda de aparelhos que alteram ou desbloqueiam o número de identificação dos celulares, conhecido como IMEI. Com o código bloqueado, o aparelho deixa de funcionar - o que torna o roubo e o furto menos interessantes.
A medida, de autoria do governo estadual, busca reduzir estes tipos de crimes. Além disso, o objetivo é inibir o comércio irregular de equipamentos que permitam a reativação e revenda no mercado dos aparelhos roubados ou furtados, coibindo a receptação e estelionato.

O celular é o objeto mais roubado e furtado por criminosos na capital paulista, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP) do estado de São Paulo obtidos pelo G1. De acordo com o levantamento, 166.978 telefones acabaram levados por bandidos, de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2014.
Pelo projeto de lei, os estabelecimentos que quiserem vender o equipamento desbloqueador deverão ter autorização prévia do Departamento de Capturas e Delegacias Especializadas (Decade) da Polícia Civil.
A norma prevê ainda o cancelamento da inscrição estadual dos estabelecimentos que descumprirem a determinação. Para virar lei, o projeto precisa ser sancionado pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.
Prazo para bloqueio
O IMEI (International Mobile Equipment Identity) é um número único de identificação de aparelhos, independente de operadoras ou país de utilização. O código é uma espécie de Registro Geral (RG) do aparelho. Seu número geralmente está na caixa do telefone. Por isso é importante anotá-lo.
Após reunião com as principais operadoras de telefonia, em fevereiro deste ano, o secretário Alexandre de Moraes criou uma resolução (SSP 3/2015) determinando que o Departamento de Inteligência (DIPOL) requisite o bloqueio dos celulares no prazo máximo de até 12 horas.
A autoridade policial, requisitará o imediato bloqueio do aparelho furtado ou roubado. Atualmente o dono do celular que faz o pedido para a operadora.
Quem ainda não tem o número do IMEI pode descobri-lo pelo próprio celular. Para isso, basta digitar *#06# no teclado, que a identificação irá aparecer na tela. A polícia recomenda guardar esse código em local seguro. Só com ele, as operadoras conseguem fazer o bloqueio do aparelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário