MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Pela 1ª vez na Black Friday, shoppings de Salvador abrem mais cedo nesta sexta-feira


Além do Iguatemi, os shoppings Salvador, Paralela, Barra, Piedade, Bela Vista, Itaigara e o Outlet Premium também vão participar da Black Friday
Lucy Brandão Barreto e Naiana Ribeiro (mais@correio24horas.com.br)
Iguatemi funciona em horário especial, nessa sexta, das 7h às 22h

Em 2014, a sexta-feira mais famosa no comércio eletrônico vai contar com o reforço das lojas físicas. A Black Friday, que começou no espaço virtual nos Estados Unidos, vem ganhando, cada vez mais, a adesão de lojas de rua, shoppings centers, supermercados e até comércio de material de construção.

De acordo com o fundador do site Busca Descontos, empresa responsável pela Black Friday no Brasil, Pedro Eugênio, a participação dessas lojas é bem-vinda, pois consumidores e empresários só têm a ganhar. “A gente já esperava uma participação das lojas físicas. O varejo percebeu a oportunidade de queimar estoques antes do fim de ano, após um período em que a economia não está fácil para ninguém”, pontuou, acrescentando que o movimento promocional dessa sexta-feira, 28 de novembro, deve atingir um faturamento total de R$ 700 milhões somente nos sites de lojas da internet.

Supermercados
No Brasil, a primeira loja física a realizar a Black Friday foi o supermercado Extra, em 2011. A rede montou um esquema especial para a data este ano e fará promoções exclusivas no site e hipermercados, a partir das 22 horas de hoje, que valerão para todo o dia 28. Todas as lojas da rede funcionarão pela madrugada, assim a promoção terá duração total de 26 horas. Os  descontos incluem as seções de mercearia, perecíveis, eletro, têxtil, bazar, além de itens sazonais de Natal.

A rede de lojas Walmart Brasil, responsável pelos supermercados TodoDia, Maxxi Atacado, Sam’s Club, Bompreço e Hiper Bompreço, em Salvador, também está participando da Black Friday. São mais de 500 itens em promoção, com descontos de até 70% e formas diferenciadas de pagamento. Em 2013, a rede registrou a maior venda de eletrônicos realizada em um único dia em toda a história do Walmart Brasil.

Somente nesse setor, a empresa vendeu, em 24 horas, mais tablets do que o comercializado em um mês normal de vendas, o que contribuiu para o incremento de 20% nas vendas em relação ao evento do ano anterior. Em 2014, a Walmart espera um crescimento de 10% nas vendas da sexta-feira especial.

Shoppings
Na capital baiana, os shoppings centers estão aderindo, pela primeira vez, à Black Friday. Segundo a gerente de marketing do Shopping Iguatemi, Izabel Ciacci, as lojas estão precisando de incentivos desta natureza para alavancar as vendas e fazer com que os clientes antecipem as compras de Natal.

“Vamos abrir às 7h na sexta e mais de 50% das lojas do Iguatemi vão participar com descontos de até 70%. Grande parte das lojas vai ter ofertas, mas nem todas vão abrir mais cedo, até por não ter um público com perfil de chegar cedo para comprar, deixamos isso para uma avaliação de cada lojista”, informou a gerente.

Além do Iguatemi, os shoppings Salvador, Paralela, Barra, Piedade, Bela Vista, Itaigara e o Outlet Premium também vão participar da Black Friday. O Paralela vai funcionar em horário especial, das 7h às 23h, na sexta e no sábado. Abrirá mais cedo também no domingo, às 13h. O Piedade e o Salvador Norte Shopping antecipam a abertura para 8h.

Virtual x físico
Se, por um lado, o ambiente virtual oferece o conforto de comprar sem sair de casa, por outro os shoppings proporcionam a segurança de levar o produto para casa na hora. Para competir com os sites, os centros de compras se propuseram a abrir em horário especial na Black Friday deste ano. Além disso, o cliente pode tocar no produto, experimentar e comparar com outros itens ali mesmo na loja.

No caso dos shoppings Iguatemi e Salvador Norte, quem comprar nessa sexta-feira de ofertas vai poder aproveitar ainda a promoção de Natal, que está dando cupons em dobro no mês de novembro. “Comprar na Black Friday, aproveitar ofertas únicas e ainda ganhar cupom em dobro é uma oportunidade que ninguém vai querer perder”, destacou Izabel Ciacci.

Para o diretor nacional de vendas e varejo da Oi, Manoel Campos, os shoppings são grandes aliados nessas vendas, já que a forma presencial incentiva a compra por impulso, além de transmitir mais confiança ao consumidor. “A loja física transmite mais segurança, principalmente quando se tem uma marca forte por trás”, declarou. A Oi também vai participar da Black Friday, tanto no ambiente online quanto nas lojas físicas e, este ano, traz ofertas de smartphones com até 50% de desconto. O aparelho LG Optimus L1 II, por exemplo, vai custar apenas R$ 189 reais, nessa sexta.

Compra presencial
Para o gerente de comunicação da Imaginarium, Thiago Colares, as vendas em lojas físicas fazem toda a diferença. “Em relação ao faturamento, as lojas em shoppings são nosso carro chefe. Além do benefício da compra instantânea, o cliente visita a loja e pode comprar mais”, revelou. A Imaginarium obteve um crescimento de 42% nas vendas da Black Friday em 2013, com relação a 2012, e espera bater a meta de 50% de incremento em 2014.

Dicas
Procure  apenas lojas que já conhece ou que amigos recomendaram
Identifique  os produtos que estão participando da Black Friday. Não são todos que estão inclusos. A loja deverá identificá-los com algum selo ou imagem

Pesquise  os preços antes de comprar. Compare com os de outras lojas, para ver se realmente é um desconto que vale a pena. Também é importante pesquisar o histórico das empresas nos órgãos de defesa do consumidor

Atente-se  com relação às ofertas publicizadas e informadas pelas lojas. Se possível, guarde os anúncios para consultar o valor das ofertas e as formas de pagamento

Exija  que o comerciante explicite a política de troca em algum documento, seja no verso da nota fiscal ou em outro impresso, em caso de produtos físicos

Exercite  o direito de arrependimento, que pode ser manifestado em até sete dias, prazo para desfazer o negócio

Registre queixas, no caso de se sentir prejudicado, através do portal www.consumidor.gov.br, do telefone (71) 3116-0567, do e-mail denuncia.procon@sjcdh.ba.gov.br ou por meio dos postos físicos do Procon

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