MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Com tumor cerebral, menina catarinense de 11 anos lança livro


Estudante Beatriz Peres escreveu e publicou história sobre um cão.
Desde 2013 garota enfrenta doença, que comprometeu fala e movimentos.

Do G1 SC
Catarinense autografou livro para médicos do centro de radioterapia  (Foto: CORB/Divulgação)Catarinense autografou livro para médicos do centro de radioterapia (Foto: CORB/Divulgação)
A catarinense Beatriz Peres, de 11 anos, lançou o livro 'Tob, o cachorro campeão' em novembro em São Francisco do Sul, cidade do Norte do estado. A menina luta desde 2013 contra um tumor no cérebro, que comprometeu a fala, o caminhar e a coordenação motora. A escritora mirim afirma que irá usar a renda do livro para financiar o lançamento de novos livros, ajudar os animais de rua e na própria reabilitação.
Mesmo com restrições, Beatriz faz questão de responder pessoalmente cada um dos seus mais de 2 mil fãs no Facebook, que ela chama de 'sonhadores'. "A Bia quer saber o que cada um achou do livro dela, por isso criamos uma campanha para as crianças mandarem fotos com o livro", disse a mãe Fabiane Peres, de 33 anos.
Beatriz conta a história de um cachorro de rua (Foto: Marcelo Martins/Divulgação)Beatriz conta a história de um cachorro de rua
(Foto: Marcelo Martins/Divulgação)
Beatriz foi diagnosticada em março de 2013 com meduloblastoma grau quatro no cerebelo. Desde lá, a menina passou por 11 cirurgias, além de radio e quimioterapia. Ela também enfrentou duas internações na UTI. Na última passagem, entre 21 de abril e 31 de maio deste ano, ela esteve em coma. Quando acordou, começou a desenvolver o livro com a ajuda da área de pedagogia de um hospital em Blumenau, no Vale do Itajaí.
De acordo com a mãe, Beatriz escreveu com 6 anos a história de 'Tob', um cachorro que com duas crianças vive uma aventura. Os médicos a auxiliaram a concretizar o sonho de publicar o livro com apoio da Secretaria de Educação da cidade.
"Ela se alfabetizou com 5 anos. Ela sempre fez historias e às vezes vendia para mim, para o pai dela, a 15 centavos, 10 centavos. Ela guardava dinheiro para poder ajudar os animais de rua". Neste livro, ela também quer doar parte da renda para auxiliar os bichos.
Rotina
A criança tem uma rotina puxada. Mesmo com a doença, as aulas continuaram em casa. Professores do colégio onde estudava em São Francisco do Sul a auxiliam e ela acaba de concluir o 6º ano no ensino fundamental. Na tarde desta quarta (26), ela passou por uma consulta em um neurocentro em Joinville, no Norte do estado, para avaliar a inserção de botox no rosto. Nesta quinta (27) e sexta (28) terá sessões intensas de fisioterapia.
"O mais gratificante é poder ver ela feliz e sorrindo novamente. O apoio das pessoas é fantástico. E ela tem muito mais histórias para contar aos 'sonhadores' ", disse Fabiane. Beatriz já realizou duas sessõesde autógrafos, uma em Blumenau e outra na cidade natal, em São Francisco do Sul. O volume dois do 'Tob' já é arquitetado pela menina. A edição do livro infantil é vendida pela página na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário