MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 14 de setembro de 2014

Águas de São Pedro buscará turista europeu em feira sobre termalismo


Estância hidromineral irá pela primeira vez a evento mundial na Argentina.
Município recebe 750 mil visitantes por ano, mas poucos são estrangeiros.

Do Piracicaba e Região
Fontanário Municipal de Águas de São Pedro (Foto: Fábio Pontes/Arquivo Pessoal)Fontanário Municipal de Águas de São Pedro tem 3
tipos de água (Foto: Fábio Pontes/Arquivo pessoal)
Águas de São Pedro (SP) participará em outubro, pela primeira vez, do maior evento mundial de termalismo. A Feira Termatalia 2014, na cidade argentina de Termas de Río Hondo, reunirá 25 países que possuem estâncias hidrominerais. A Prefeitura quer aproveitar o evento para divulgar sua fontes de águas medicinais e atrair turistas estrangeiros, em especial europeus, para o município. A expectativa da Secretaria de Turismo é que a chegada desse público à cidade aumente em até 30% após a feira.
Águas de São Pedro é a menor cidade da região, com 3.073 moradores, de acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por ano, recebe 750 mil pessoas, entre turistas e veranistas, segundo a Prefeitura. "Mais de 70% do nosso público é da região de Piracicaba e Campinas. E o percentual de estrangeiros nos outros 30% é muito pequeno. Será a primeira participação da cidade em um evento desse porte e queremos divulgar nosso potencial. Nossa fonte Juventude, por exemplo, é segunda em teor de enxofre no mundo. A primeira fica na Itália e é tão forte que precisa ser diluída com água. A nossa já pode ser ingerida direto", comentou o secretário municipal de Turismo, Fábio Pontes.
SPA Thermal de Águas de São Pedro oferece banhos com águas medicinais (Foto: Alessandro Meirelles/Prefeitura de Águas de São Pedro)Balneário oferece banhos com águas medicinais
(Foto: Prefeitura de Águas de S. Pedro/Divulgação)
Feira
O evento anual reúne comitivas de cidades reconhecidas pelo uso do termalismo, que é o tratamento natural à base de águas minerais. Também foram convidados municípios e associações ligados à talassoterapia, que usa a água do mar e elementos marinhos em terapias.
Além de Águas, o Brasil será representado na feira pelas cidades de Peruíbe (SP), Guarapari (ES) e Itaipulândia (PR). Estão previstos workshops, rodadas de negócios entre empresários, encontros com agências de turismo e rodadas de degustação da água.
"Águas de São Pedro concentra as três principais classificações de água do mundo. É uma condição natural rara, que ainda encontra uma boa infraestrutura de serviços na cidade. Por isso, o balneário da cidade é o que atende mais pessoas no Brasil atualmente", citou o vice-presidente da Organização Mundial de Termalismo, Fábio Lazzerini.
Fontes
As águas medicinais da estância são encontradas em forma de banhos terapêuticos no balneário municipal. Mas também estão disponíveis para ingestão no fontanário, que abriga torneiras com livre acesso à população.
A fonte Juventude é indicada para tratamento de reumatismo, alergia, diabetes, asma, colites, moléstias da pele, intoxicação e inflamação. A Gioconda é aconselhada para a para cura de males no fígado, vesícula biliar e intestinos. Já a fonte Almeida Salles ficou famosa por prevenir azia, excesso de acidez gástrica e diabetes, sendo ingerida após refeições.
Turismo em Águas de São Pedro (Foto: Alessandro Meirelles/Prefeitura de Águas de São Pedro)Estância de Águas de São Pedro recebe 750 mil turistas por ano (Foto:Prefeitura de Águas de São Pedro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário