MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Projeto de Curitiba mapeia pontos de descarte de lixo reciclável da cidade


Site reúne os pontos de coleta para doação, reciclagem e troca de objetos.
Ideia é estimular o consumo consciente e o descarte correto do lixo.

Thais Skodowski Do G1 PR
A coleta do chamado lixo tóxico é realizada nos Terminais de ônibus da cidade (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Curitiba)Através do site, é possível encontrar o local mais
correto para o descarte do objeto (Foto: Divulgação
/ Prefeitura de Curitiba)
Um projeto desenvolvido pelas professoras Ana França e Maristela Mitsuko Ono, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e pelo desenvolvedor web Augusto Simão, pretende ajudar no descarte correto do lixo em Curitiba. O grupo criou uma página que reúne informações de lugares adequados para o descarte de resíduos e doação de objetos.
O projeto Desapego Consciente tem como objetivo resolver a destinação de 1,8 mil toneladas de lixo que são produzidas por dia na capital paranaense. Com o site, os usuários podem reduzir a quantidade de lixo que é enviada aos aterros sanitários. Em média, cada habitante descarta, em média, um quilo de resíduos por dia.
“Eu e o Augusto, que também faz parte da proposta, sempre nos preocupamos com a destinação correta do lixo e por isso, começamos a procurar pontos de coleta próximos a nossa casa”, conta Ana, que coordena o projeto. Segundo ela, a partir dessa procura, eles perceberam que existem vários pontos de coleta na cidade, mas que eram pouco divulgados. “Por isso resolvemos reunir tudo num mesmo local”, explica.
O projeto funciona através de um site que apresenta o mapeamento de pontos de coleta para doação, descarte, reciclagem e troca de objetos. O usuário entra na plataforma online, escolhe o que pretende fazer (doar, descartar e reciclar), seleciona o tipo de material e busca por locais mais próximos de casa.
Desde a ideia até ser publicada, no dia 5 de junho de 2014, foi praticamente um ano de trabalho no desenvolvimento do site. “Tudo é feito de maneira voluntária”, explica o desenvolvedor web e colaborador Augusto Simão. A equipe também conta com a participação de Maristela Mitsuko Ono, coordenadora do Núcleo de Design de Mídias Interativas da UTFPR.
Curitiba produz 1,8 mil toneladas de lixo por dia – o que equivale ao descarte, em média, de um quilo de resíduos por morador, de acordo com a prefeitura (Foto:  Luiz Costa/SMCS(arquivo))Curitiba produz 1,8 mil toneladas de lixo por dia –
 (Foto: Luiz Costa/SMCS)
“Nossa maior expectativa é sensibilizar as pessoas a respeito da importância do descarte correto e do prolongamento do uso dos objetos como forma de preservar os recursos do planeta e a vida das pessoas”, conta Ana.
O grupo também estuda maneiras de tornar o site mais colaborativo. “A ideia é que as pessoas possam enviar sugestões de pontos de coleta e também relatar problemas sobre os pontos já cadastrados”, explica Augusto. Além disso, há o interesse de criar o “desapegômetro”, um medidor para verificar doações e descartes que foram feitos utilizando o site.
Para isso, a equipe espera conseguir alguma parceria. “Estamos hospedados em um servidor de baixa capacidade, que por enquanto, como o projeto é novo, aguenta o número de acessos. Mas no futuro queremos expandir isso para outras cidades também, por isso seria importante um apoio”, explica Augusto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário