MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 27 de julho de 2014

Em Teresina, grupo de universitários promove ocupação cultural de praças


Grupo já realizou pelo menos duas ações que conseguiram atrair o público.
Atividades são feitas ao ar livre sempre as sábados a partir das 9h.

Patrícia Andrade Do G1 PI
Uma alternativa de lazer diferente tem chamado atenção de quem passa por algumas praças de Teresina. Um grupo de estudantes universitários tem ocupado esses espaços de forma bem alternativa. Com piscinas infláveis, fita elástica para praticar slackline e toalhas para montar piquenique, os jovens criaram o Praça-Ação como forma de promover a ocupação de praças e parques poucos visitados pela população.
Jovens se reúnem em praça para ouvir música, conversar e praticar esportes (Foto: Arquivo/Praça Ação)Jovens se reúnem em praça para ouvir música, conversar e praticar esportes (Foto: Arquivo/Praça Ação)
“A ideia surgiu com o objetivo de promover a ocupação em praças esquecidas e vivenciá-las da melhor maneira possível. O Praça-ação chama aqueles que estão procurando alternativas de entretenimento para sair dos espaços fechados e ocupar o que é de todos”, explica Mozart Menezes, integrante do grupo.

A primeira ação foi realizada na Praça Edson Veras, bairro São Cristovão, Zona Leste da capital. Pelo menos 60 visitantes atenderam ao convite feito através da página do Praça-Ação no Facebook para as atividades que iniciam sempre aos sábados partir das 9h. O sucesso da primeira ocupação se refletiu logo na segunda ação do grupo realizada na Praça das Violetas, Bairro de Fátima, que atraiu mais de 100 pessoas.
Piscinas de plástico são montadas nas praças (Foto: Arquivo/Praça Ação)Piscinas de plástico são montadas nas praças
(Foto: Arquivo/Praça Ação)
“Por enquanto as ações tem focado espaços na Zona Leste, mas a ideia é expandir para outros bairros da cidade. “A ideia é ocupar praças que tem algum potencial a ser explorado e onde as pessoas possam se sentir bem. Optamos por praças arborizadas, de fácil acesso, com torneira para enchermos as piscinas e árvores para armarmos os slacklines e ainda espaço para andar de patins/skate”, destaca Mozart.

Os interessados podem levar violão para fazer um som ao vivo, lanche para um piquenique, piscinas ou apenas um bom livro para ler enquanto deitado na grama. No entanto, todos são responsáveis pela limpeza e ordem da praça ao final da ação.

“Nós sempre pedimos para jogar o lixo no lixo, não emitir som muito alto como som de carro e nem levar bebida alcoólica”, alerta o integrante.

A novidade tem chamado a atenção do público e essa receptividade agrada os idealizadores do projeto. “É fantástico o olhar do público. É inevitável passar e não olhar para as pessoas sentadas brincando, tocando, conversando, lendo um livro e não ter algum apreço por isso. Todos elogiaram o movimento e ficaram felizes que existem jovens se movimentando e praticando algo bom para a cidade”, diz Mozart.

Nenhum comentário:

Postar um comentário