MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 26 de junho de 2014

'Le Monde' diz que comunidades indígenas da Amazônia vivem em situação 'frágil'


Indígenas Le MondeO jornal francês Le Monde publicou nesta quinta-feira (26) uma reportagem sobre a relação entre comunidades indígenas da Amazônia com a Copa do Mundo que está sendo disputada no Brasil. Segundo o jornal, a situação dos indígenas no Brasil é frágil. "Na cerimônia de abertura, em São Paulo, o gesto de protesto de um jovem indígena, ofuscada pela televisão, era apenas o símbolo do mal-estar que o país quer silenciar", diz o texto (leia o original, em francês).
A reportagem afirma que "para muitos povos indígenas, as luzes da cidade continuam a atrair. Enganados por essas falsas promessas, incapaz de adaptar-se à vida da cidade, eles sobrevivem com artesanato e alguns subsídios, às vezes afundando no alcoolismo. Muitas mulheres fazem a viagem a partir da floresta, tornar-se empregadas domésticas. Incapazes de se defender, muitas são exploradas pelos seus empregadores. Como último recurso, algumas delas se prostituem para sobreviver."
A reportagem ainda conta a história do indígena Bernardino Alexandro Pereira, da tribo Tikuna, que mora em Manaus. "Bernardino e sua família não pode pagar um bilhete, mas eles nunca perder um jogo na TV. Eles até formaram um time de futebol, principalmente composta por nativos. Eles jogam - "mais ou menos", diz ele - em um pequeno campeonato distrital." 
FONTE G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário