MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 1 de junho de 2014

'Fonte milagrosa' atrai milhares de fiéis durante o ano em santuário do PI


Olho D´água fica em Santa Cruz dos Milagres, 3º maior santuário do NE.
Água é cristalina e não passa por nenhum processo de tratamento.

Ellyo Teixeira Do G1 PI
Romeiros aproveitam para banhar nos banheiros construídos no espaço. (Foto: Diêgo Macêdo)Romeiros aproveitam para banhar nos banheiros construídos no espaço. (Foto: Diêgo Macêdo)
Reconhecido como santuário há mais de dois séculos, Santa Cruz dos Milagres, há 180 km de Teresina, é um local sagrado para muitos fiéis. A cidade recebe durante todo o ano uma grande quantidade de romeiros, tendo o Olho D´água, uma fonte que os frequentadores acreditam ser milagrosa, como um dos seus principais pontos de peregrinação.
Funcionário controla a quantidade de água distribuída (Foto: Diêgo Macêdo)Funcionário controla a quantidade de água distribuída
(Foto: Diêgo Macêdo)
Localizado no Centro da pequena cidade, o local recebe milhares de visitantes durante as três festas religiosas: no mês de maio, onde é comemorado a Festa da Invenção; em setembro, festejo da cidade; e em novembro, com o Encontro dos Santos. Nos dias normais segundo a coordenação do Olho D´água, cerca de 200 pessoas passam por ali.
Para o aposentado Manoel Teodorico Andrade, a água é milagrosa e já o curou de várias doenças. “Tinha enxaqueca e quando vim ao Olho D´água, molhei minha cabeça com o líquido e pedi a Santa Cruz para me curar, e foi isso que aconteceu. Hoje estou totalmente curado e não sinto dor com frequência”, afirmou Manoel.
Os romeiros aproveitam para banhar nos banheiros construídos no espaço. Segundo o padre Francimilson Gonçalves, pároco da cidade, cerca de 2 mil baldes são distribuídos diariamente para os romeiros. “Eles veem aqui e pedem para levar água para um parente que está com algum problema de saúde, outros aproveitam para banhar e até mesmo jogar o líquido no carro ou moto. A procura é tão intensa que tem tempo que o poço chega a esvaziar e é obrigado esperar um pouco de tempo para juntar água novamente”, relatou o padre.
Maria Eunice foi outra que trouxe toda a família para conhecer o local e se abençoar com a água. “Trouxe todos para banhar com a água e conhecer o santuário. Essa água é muito milagrosa, sempre ouvi falar daqui, pois todos os que tomam banho ou bebem da água acabam sendo curados”, contou Maria.
A água é cristalina e não passa por nenhum processo de purificação ou tratamento. Segundo o padre, o local é uma nascente. “Com o excesso de fiéis o local chega a secar, mas em poucos minutos a água volta a brotar e é questão de hora para que tudo esteja cheio novamente. Mandamos fazer estudos e a água é mineral, faz parte do santuário e é um dos pontos mais visitados”, explicou Francimilson.
O local é mantido com a ajuda da igreja e da prefeitura. Um funcionário controla a quantidade de água distribuída e apenas ele pode retirar água do poço. “Um funcionário treinado retira a água, pois temos que ter um controle para que o poço não fique sujo. Além disso, os fiéis tem um espaço para banhar e trocar as vestimentas”, finalizou o padre.
Além do Olho D'Água existem também outros pontos de peregrinação como o santuário, a cruz, o buraco feito na rocha onde o beato fincou a cruz, a casa dos milagres, onde os fiéis depositam os ex-votos e o cruzeiro, onde se acendem velas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário