MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 30 de junho de 2014

UMA LIÇÃO DE VIDA

Menino que superou deficiência física entrará com jogador alemão nesta segunda no Beira-Rio

Estudante da 4ª série, Getúlio da Silva jogava futebol com muletas na escola antes de caminhar sozinho

ZERO HORA
Menino que superou deficiência física entrará com jogador alemão nesta segunda no Beira-Rio Léo Cardoso/Agencia RBS
Apaixonado por futebol, garoto superou o problema e virou goleiro Foto: Léo Cardoso / Agencia RBS
Getúlio Felipe Fernandes da Silva, nove anos, superou uma paralisia cerebral que o deixou quase sem movimentos ao dedicar anos a conseguir ficar de pé, depois a locomover-se com um andador, mais tarde a andar de muletas e, finalmente, a caminhar sozinho.

Apaixonado por futebol, o menino de Alvorada joga atualmente como goleiro e até já participou de torneios infantis.


Nesta segunda-feira, é um dos escolhidos para entrar com o time da Alemanha no Beira-Rio – sonha dar as mãos ao arqueiro Neuer.

– Vou me apresentar para ele: “Ich bin Getúlio”. Vai ser goleirinho com goleirão – explica.

Seus pais, a auxiliar administrativa Cibeli de Oliveira Fernandes, 36 anos, e o empresário Getúlio Santos da Silva, 44 anos, perceberam algo errado quando Getulinho fez um ano e meio sem conseguir falar ou mover-se.

Descobriram que o filho havia sofrido uma parada respiratória pouco depois de nascer. Então deram início, com ajuda da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), a uma odisseia que inclui incontáveis sessões de fisioterapia, de fonoaudiologia, de psicologia e de exercícios na água, sem contar com uma cirurgia nos pés e injeções semestrais nas pernas.

– Ele tinha limitações físicas muito severas. Com dois anos e meio, só conseguia se arrastar. Eu achava que ele tinha de fazer exercícios – conta o pai.

A paixão do menino pelo futebol foi fundamental. Com três anos, o pai erguia o filho junto a uma parede, amparado por travesseiros, e arremessava uma bola, para que o garoto defendesse como goleiro.

Era a forma de prepará-lo para ficar de pé. Mais tarde, montou duas barras paralelas no pátio e forrou o chão com areia. Getúlio segurava-se nelas e tentava chutar uma bola. Esforçava-se tanto, treinando sozinho horas a fio, que um dia conseguiu soltar-se das barras para bater.

– Adoro futebol toda a minha vida e isso me motivou. Quero ser goleiro do Inter e da Seleção.

Sempre bem-humorado, o garoto tem exigido tratamento VIP em casa nos últimos dias, já que, graças a ele, o pai verá a partida desta segunda de graça:

– Me dei conta que sou o ingresso do meu pai. Se eu faltar, ele não vai ao jogo. Por isso, quando quero comer, digo pra ele: “Pai, o ingresso está com fome” – diz o brincalhão e vencedor Getúlio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário