MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 29 de junho de 2014

Cachaça mineira cai no gosto dos estrangeiros


Raquel Ramos - Hoje em Dia


Luiz Costa/Hoje em Dia
Cachaça mineira cai no gosto dos estrangeiros
Danien já havia provado cachaça antes, mas não evitou a careta; Katharine: “queima a orelha"

“Catchaça”, “pã di queço”, “lenguiça” ou “tropéro”. Apesar da dificuldade para pronunciar cada prato, as delícias da culinária mineira não saem da boca dos estrangeiros que desembarcaram em Belo Horizonte para acompanhar a Copa. Diante da farra de sabores, difícil eleger um campeão. Certo mesmo é o acompanhamento favorito: a famosa “água que passarinho não bebe”.
 
Um dos orgulhos mineiros, a cachaça, pinga, caninha (ou qualquer outro nome que o brasileiro use para batizar a bebida alcoólica que mais representa Minas Gerais), agradou ao paladar dos gringos.“É uma bebida famosa no mundo inteiro. Eu mesmo já tinha experimentado em outras viagens, mas a de Belo Horizonte é a melhor”, elogiou o australiano Damien Brosnan, que desembarcou no Brasil há duas semanas. Embora o gosto seja velho conhecido, a careta foi inevitável a cada gole.
Companheira de passeio do australiano, a canadense Katharine Cross não demonstrou a mesma empolgação: “Faz a orelha queimar”, disse. A cachaça também caiu no gosto dos amigos indianos Varun Reddy e Jitin Thomas, ambos de 23 anos. “Deliciosa”, disseram, arranhando uma das únicas palavras em português que aprenderam nos seis dias que estão no país.
 
Nessa sexta-feira (27), o Hoje em Dia promoveu uma degustação entre os estrangeiros no Mercado Central. Outros produtos típicos também fizeram sucesso. “Experimentamos a linguiça com mandioca. É gostoso, sim, mas não tanto quanto a cachaça”, brincou Varun, um dos indianos.
 
Combinação tradicional para os mineiros, o queijo canastra com goiabada foi aprovado pelo casal iraniano Sajad Azizi e Masoumeh Mezhadbiglari. O gosto do leite coalhado não é novidade para eles. “Temos muito queijo nos nossos cafés da manhã no Irã”, disse Sajad. No entanto, admitiu: “Saboreado junto com a goiabada, fica ainda melhor”.
 
Para os colombianos Arturo, Marcela, Carlos e Viviana Diaz é difícil eleger apenas um prato mineiro. “Gostamos do pão de queijo, da farofa e de várias carnes”, afirmou Marcela. Nos restaurantes por onde a família passou, a porção de carne de sol com fritas e mandioca foi o item do cardápio pedido mais vezes. “Nota 9. Só dou 10 para a Colômbia”, brincou Marcela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário