Estudo foi feito pela Fecomércio-AC durante os primeiros 20 dias de junho.
Levantamento foi realizado com 250 empresários de Rio Branco.
Copa do Mundo deve impulsionar comércio ainda
no primeiro semestre, acreditam empresários
(Foto: Quésia Melo / GE)
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas
Empresariais do Acre (Ifepac) mostrou que, do dia 1 a 20 deste mês, o
setor hoteleiro do estado indicou uma taxa de ocupação de 58,4%. Ou
seja, mais da metade das vagas existentes nos hotéis acreanos foram
ocupadas. Para o superintendente da Fecomércio, Egídio Garó, o
crescimento da demanda é atribuída à Copa do Mundo, que atrai turistas
de várias partes do mundo e que passam pelo Acre em direção aos estados
brasileiros onde ocorrem os jogos.no primeiro semestre, acreditam empresários
(Foto: Quésia Melo / GE)
Dentre os 250 empresários entrevistados para a pesquisa, 17% acreditam que o mundial também deve movimentar a área de restaurantes, assim como do consumo doméstico. No entanto, o superintendente esclarece que o crescimento gerado pela Copa deve beneficiar apenas setores específicos.
"Cerca de 17% dos empresários apontam que a Copa tem beneficiado, mas são setores específicos. A rede hoteleira, por exemplo, já teve um aumento na sua parte de ocupação nos primeiros dias de junho. Em contrapartida, temos o turista que vem só para pernoite. Ao mesmo tempo, os restaurantes e bares apontam um aquecimento muito grande devido à reunião das pessoas nos estabelecimentos", explica Garó.
O levantamento abordou ainda a expectativa dos empresários para o fim do primeiro semestre de 2014, tendo em vista os problemas de escassez de produtos durante a cheia histórica do Rio Madeira, em Rondônia, em fevereiro e março, que causou a interrupção do tráfego pela BR-364, única via terrestre que liga o Acre ao restante do país. Segundo a Ifepac, 44% dos empresários acreanos esperam fechar os seis primeiros meses do ano com resultados positivos.
Apesar da maioria ser otimista, a Fecomércio aponta que 14% consideram que a situação comercial deve permanecer estável. Outros 13% acreditam que, devido ao endividamento do consumidor, o desempenho dos negócios das pequenas empresas fica limitado. E ainda 14% apostam em políticas de investimentos para o setor.
Por fim, a pesquisa mostrou que 55% dos empresários consideram que a concorrência comercial deve aumentar no estado. Por isso, novas estratégias se fazem necessárias, como a divulgação de produtos e investimento em promoções. O levantamento completo foi realizada entre os dias 26 de maio a 6 de junho deste ano.
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