MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Trabalhadores sem terra protestam em Marabá, no Pará


Grupo de famílias está acampado próximo ao Incra há 16 dias.
Sem terra aguardam reunião com superintendente nacional do Instituto.

Do G1 PA

Trabalhadores sem terra impediram a entrada de funcionários na sede Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra), em Marabá, no sudeste do Pará, na última segunda-feira (18). O grupo está acampado nas proximidades do prédio do Incra há 16 dias aguardando por uma reunião com o superintendente nacional do Instituto.
Segundo os sem terra, a reunião estava agendada para a segunda-feira. Com o cancelamento do compromisso, os manifestantes fecharam a entrada do Incra com pneus, impedindo os funcionários de entrar. Apenas os vigilantes puderam cumprir o expediente normalmente.
“Até agora ele ainda não apareceu, nós estamos esperando essa boa vontade ou má vontade do presidente nacional do Incra vir conversar com os trabalhadores. Os funcionários não estão mais frequentando o prédio e nós estamos aqui aguardando alguma posição”, declarou Gildo Costa, um dos líderes do movimento.
Cerca de duas mil famílias de seis municípios da região sudeste do Pará ocupam as ruas próximas ao prédio do Incra desde o início do mês. Segundo os sem terra, a maioria das famílias aguarda há pelo menos 10 anos para serem assentadas. Eles alegam ainda que só deixam Marabá quando se reunirem com o superintendente do Incra.
De acordo com o movimento, na região, cerca de três mil famílias vivem acampadas nas margens das rodovias. “Estamos chegando ao final do ano e é um ano que não teve nenhuma criação de assentamento. Foi um ano igual outros devido essa má vontade, essa falta de compromisso com os trabalhadores”, complementa Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário