MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 30 de novembro de 2013

Dois mil médicos cubanos seguem para estados onde vão atuar


Eles foram aprovados em cursos de formação realizados no DF, MG e CE.
Maioria vai para Regiões Norte e Nordeste do Brasil, diz governo.

Do G1, em Brasília

Mais de 2 mil médicos cubanos começaram a embarcar neste sábado (30 para os estados onde vão atuar dentro do Programa Mais Médicos, criado para ampliar o atendimento de saúde no interior e nas periferias do país.
Segundo informações do Ministério da Saúde, 2.117 cubanos foram aprovados em cursos realizados em Brasília (DF), Belo Horizonte (MG) e Fortaleza (MG). O governo disse que outros 700 médicos ainda passam por avaliação e em breve devem iniciar o atendimento à população.
Conforme o governo, os 2 mil médicos aprovados vão atuar em 1.250 municípios brasileiros, a maioria nas Regiões Norte e Nordeste.
Antes de começar definitivamente o atendimento, eles passarão uma semana nas capitais dos estados onde atuarão para conhecer a estrutura do sistema de saúde, os equipamentos disponíveis e as doenças mais recorrentes da região. A partir do dia 9 de dezembro devem iniciar o atendimento à população.
Os 2 mil cubanos se somam a mais de 3,5 mil médicos brasileiros e estrangeiros que já estão atendendo nas Unidades Básicas de Saúde dentro do Programa Mais Médicos. Ao todo, 5.796 médicos estão em atividade no Mais Médicos.
Reprovados e em recuperação
Dos 2,3 mil cubanos que passaram por avaliação, 19 foram reprovados e 156 ficaram em recuperação e farão mais duas semanas de avaliação. Dos médicos tiveram problemas de saúde durante a formação e voltaram para Cuba. Seis profissionais aguardam a validação de seus documentos, informou o Ministério da Saúde.
Inscrições
Estão abertas as inscrições para a terceira etapa do Mais Médicos. Os interessados - brasileiros e estrangeiros - devem se inscrever no site maismedicos.saude.gov.br.
Os profissionais do programa recebem bolsa de R$ 10 mil por mês e ajuda de custo. Os municípios oferecem alimentação e moradia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário