BRASÍLIA - A Vara de Execuções Penais do Distrito Federal atendeu aos pedidos da Polícia Federal e autorizou que o operador do mensalão, Marcos Valério, e o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares sejam interrogados na Papuda.

Cumprindo pena por terem participado do mensalão, Valério e Delúbio são consideradas peças importantes nos chamados "inquéritos filhotes", que foram desmembrados da apuração principal e ainda estão sendo conduzidos pela polícia.

A autorização para que os dois sejam ouvidos na Papuda foi tomada no início da semana, segundo despacho do juiz Ângelo Oliveira, que quis evitar escolta e exposição desnecessária dos presos.

"Tendo em vista a finalidade do expediente, oitiva do sentenciado visando instruir autos de inquérito policial em curso, bem como objetivando evitar desnecessário deslocamento do sentenciado, com mobilização de escolta policial e exposição do próprio sistema prisional local, autorizo o acesso vindicado para realização do ato administrativo apontado", escreveu o juiz no despacho sobre Marcos Valério.

Ao autorizar o interrogatório de Delúbio, o mesmo juiz disse ainda que levava em conta a "economicidade da escolta policial do sistema prisional local, que enfrenta severo déficit de recursos humanos".

O advogado Celso Vilardi disse que Delúbio ainda não foi ouvido pela polícia. "O depoimento vai ser marcado", disse, emendando que ainda não teve acesso ao inquérito.

Marcelo Leonardo, advogado de Valério, não retornou às ligações da Folha para falar das investigações ainda em curso. Em setembro passado, Valério, condenado por ser o operador do mensalão, prestou um depoimento no qual ligou o ex-presidente Lula ao esquema que levou para a cadeia a ex-cúpula do PT.

Além das investigações que foram desmembradas da apuração inicial, novos inquéritos foram abertos a partir do depoimento de Valério. Há casos em apuração sobre, por exemplo, de suspeita de lavagem de dinheiro e tráfico de influência.

Nos próximos dias, a Vara de Execuções deverá alterar o prazo para cumprimento da pena de alguns réus e reduzir em um dia. Isso porque houve um "equívoco" e alguns réus foram fichados apenas no dia de 16 de outubro, mas se entregaram no dia 15 de novembro.