MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Itens de decoração e da ceia de final de ano estão mais caros no Pará


Alta do dólar influencia no aumento de produtos importados, diz Dieese.
Peru e chester estão mais baratos do que no ano passado.

Do G1 PA

Uvas-passas e frutas. (Foto: Vinícius Sgarbe/G1 PR)Passas sem semente tiveram reajuste de maior
que 30% na Grande Belém
(Foto: Vinícius Sgarbe/G1 PR)
Uma pesquisa divulgada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) nesta quarta-feira (27), em Belém, aponta o aumento nos preços de produtos natalinos para a ceia e enfeites em relação ao mesmo período de 2012. A maioria dos itens teve alta superior a inflação, acumulada em torno de 6% para o final de 2013.
Segundo o Dieese, os motivos natalinos, como árvores de natal, enfeites, decorações, pisca-pisca e velas natalinas, tiveram reajuste que variam entre 10% e 30% durante a pesquisa, realizada na terceira semana de novembro. Ainda de acordo com o departamento, as altas nos preços estão relacionadas com a alta do dólar, já que a maioria dos produtos é importada.
O Dieese alerta os clientes que há uma grande variação de preços entre as lojas, por isso é fundamental a pesquisa em estabelecimentos do comércio, shoppings e mercado popular.
Comércios do Alto Tietê já ganham decoração de natal  (Foto: Reprodução/TV Diário)Produtos com motivo natalino estão mais caros
também em 2013, segundo o Dieese
(Foto: Reprodução/TV Diário)
A pesquisa também avaliou preços dos produtos da ceia natalina e de ano novo. A maior alta registrada foi a uva branca tipo Itália, com 48,31%. O quilo das passas sem caroço teve uma alta no preço superior a 30%, e a ameixa seca sem caroço teve um aumento maior que 37%. O peru e o chester registraram queda no preço de 10% e 0,78%, respectivamente.
Ainda de acordo com o Dieese, com o pagamento do 13º salário, a economia paraense vai receber cerca de R$ 2,8 bilhões, um crescimento de 14% em relação ao ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário