MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 26 de novembro de 2013

‘Insulfilm’ nem sempre precisa ser escuro para proteger interior do carro


Tecnologia foi apresentada no AutoEsporte ExpoShow.
Com selante, pneus podem ficar sem furos por até 4 anos.

Rodrigo Mora e Daniel Lomonaco Do G1, em São Paulo

 
Película não deixa vidro escuro, mas protege do sol (Foto: Caio Kenji/G1)Película não deixa vidro escuro, mas protege do sol (Foto: Caio Kenji/G1)
Dez entre dez colecionadores de carros antigos rejeitam a ideia de aplicar uma película de controle solar, temendo a alteração da aparência original – o grande atrativo quando se trava de automóveis clássicos. Por outro lado, a ausência do “insulfilm” pode deteriorar, após muita exposição ao sol, alguns elementos da cabine, como volante e estofamento. Uma solução pode ser a película transparente, que rebate o calor causado pelos raios solares, e não a luz.
Esta tecnologia foi uma das atrações do AutoEsporte ExpoShow, que terminou no domingo (24), em São Paulo. Além desse item, outros adventos para carros foram expostos no evento, como é o caso de um selante que evita que o pneu fure por até quatro anos.
No caso do "insulfilm", o dispositivo tem como princípio os óculos 3D usados nos cinemas, rejeita o raio infravermelho, aquele que não se pode ver, mas apenas sentir. Assim, a luz visível – geralmente rebatida nas películas convencionais – não é barrada. “Outra vantagem da película transparente é que ele é regulamentada pelo Detran”, explica Rodrigo Andrade, engenheiro da Eastman, responsável pela produção da película Air80.
Aplicação da película (Foto: Caio Kenji/G1)Aplicação da película (Foto: Caio Kenji/G1)
A instalação, só no para-brisa, custa em média R$ 600, enquanto uma convencional vai de R$ 300 a R$ 400, dependendo do grau de incidência de luz. “Essa película também tem a vantagem de durar mais tempo”, completa Andrade. A garantia é de cinco anos.
Há, no entanto, quem prefira se proteger dentro do carro tanto do calor quanto da luz. Nesse caso, é recomendável a aplicação das duas películas, uma sobre a outra.
Produto para pneus oferece proteção contra furos por 4 anos
Chaves de fenda, pregos e outras ferramentas apareciam fincadas no pneu em um dos corredores no AutoEsporte ExpoShow, mas o equipamento não apresentava nenhum vazamento de ar.
Pregos e ferramentas fincadas em pneu na AutoEsporte ExpoShow (Foto: Daniel Lomonaco/G1)Pregos e ferramentas fincadas em pneu na
AutoEsporte ExpoShow (Foto: Daniel Lomonaco/G1)
A ‘mágica’ é produzida pelo uso de uma substância, chamada de selante, formada por água, fibras e substâncias adesivas. O produto é inserido dentro do pneu, no mesmo compartimento que leva o ar, mas enquanto o pneu está vazio.
Depois de cheio, o equipamento já está pronto para ser furado por objetos de até 5 milímetros, segundo a empresa que fabrica o produto, a Xtire.
“Se o veículo passa por cima de um prego, e fura o pneu até este tamanho de 0,5 centímetro, a substância que fica junto com o ar é jogada para o buraco e o fecha instantaneamente”, explica Darci Shimuta, gerente de negócios da Xtire. Segundo a empresa, o pneu, mesmo depois de furado, não precisa de manutenção e pode rodar normalmente.
O preço do kit para quatro unidades de um carro comum sai por volta de R$ 200, mas o valor pode variar dependendo do tamanho do pneu do veículo. A garantia da empresa é de quatro anos.
Material injetado dentro dos pneus fecha buracos de até 0,5 cm, segundo a empresa (Foto: Daniel Lomonaco/G1)Material injetado dentro dos pneus fecha
buracos de até 0,5 cm, segundo a empresa
(Foto: Daniel Lomonaco/G1)
Além de evitar que o motorista fique na estrada ou na cidade com o pneu furado, o produto ajuda a melhorar o desempenho do carro. Segundo Shimuta, a borracha tem naturalmente uma microporosidade que explica porque os carros têm que ser calibrados com frequência.
“Fizemos testes com pneus que levam o produto, colocamos uma determinada calibragem e três meses depois ela era a mesma. Não que o vazamento seja zero, mas o selante diminui isso ao mínimo”, afirma. Segundo o gerente de negócios da Xtire, a perda de 10% na calibragem do pneu provoca gasto 5% maior de combustível do veículo.
A empresa também oferece o produto para pneus de motos, ônibus e tratores e diz que a aplicação do selante leva pouco mais de 10 minutos.

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