MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 23 de novembro de 2013

Recuperado de celeiro, Fusca chega aos 61 anos em perfeito estado


Modelo tem, ainda funcionando, relógio a corda e seta 'bananinha'.
Dono já recebeu, e rejeitou, proposta de venda no valor de R$ 120 mil.

Rodrigo Mora Do G1, em São Paulo

Marcelo Gama sinaliza com a seta “bananinha” (Foto: Caio Kenji / G1)Marcelo Gama sinaliza com a seta “bananinha” (Foto: Caio Kenji / G1)
Quem para e observa atentamente este Fusca 1952 – um dos 40 veículos clássicos expostos no AutoEsporte Exposhow – nem imagina que o modelo ficou mais de 30 anos largado num celeiro de Florianópolis, em Santa Catarina. “Apesar do abandono, o carro estava tão preservado que o segundo proprietário, de quem eu o adquiri, apenas lhe deu um banho de tinta”, conta Marcelo Henrique Gama, o atual dono. Hoje, é praticamente impossível encontrar algum risco na lataria, um acabamento interno fora do padrão original ou qualquer outro detalhe que não seja exatamente como era quando o carro saiu da fábrica da Volkswagen em Wolgsburg, na Alemanha, 61 anos atrás.
Raros não só no Brasil – onde o Fusca passou a ser produzido a partir de 1959 – como no resto do mundo, exemplares como este traziam recursos que evidenciam claramente o quanto o mundo automotivo se transformou em mais de 60 anos. Os indicadores de direção saíam da coluna B, através de um movimento físico, e não elétrico – as famosas setas “bananinha”. O mostrador ao lado do velocímetro, que exibia escala invertida, jamais poderia ser um conta-giros: trata-se de um relógio a corda. E como em 1952 os carros populares nem sonhavam em oferecer ar-condicionado, a solução para refrescar a cabine era uma ventilação forçada, cunhada no para-lama – batizada popularmente de “gela saco”.
Outra peculiaridade (para a época e a categoria do carro) são as rodas de 16 polegadas, cujos pneus são um dos maiores desafios durante a restauração. “Quando comprei o carro tive apenas que trocar os pneus, que estavam bem gastos. Paguei R$ 85 mil pelo Fusca, e gastei mais R$ 4 mil nos pneus. Só achei na Alemanha”, conta Gama, que já recebeu – e rejeitou – propostas tentadoras para vender o Fusquinha. “Num dos encontros de autos antigos me ofereceram R$ 120 mil, mas o amor que eu tenho pelo carro não tem preço”.
Fusca 1952 (Foto: Caio Kenji / G1)Fusca 1952 (Foto: Caio Kenji / G1)
Premiado na festa alheia
Dono do modelo desde 2010, Gama relembra a situação mais inusitada que viveu ao lado do seu nono carro antigo: “fui convidado para um encontro em que o tema era Opala, Dodge, Maverick e carros com motor V8 em geral. O público era quem votava no carro mais legal do encontro, e no fim das contas meu Fusca é que levou a premiação principal do evento. Tiveram que inventar, na hora, um prêmio de segundo colocado para um Opala, só para não ficar estranho”, conta Gama, aos risos. O Fusca ainda seria considerado, meses mais tarde, um dos principais destaque da edição 2012 do encontro de Águas de Lindoia, um dos principais do país.
A garagem de Gama ainda é recheada com outros clássicos, como os Volkswagen SP2, Karmann Ghia, Karmann Ghia TC, Puma GTC – além de um Gordini, um Puma GTC e um Chevrolet Camaro para o dia a dia –, mas o Fusca, com motor de 1.100 cm³, é um dos preferidos: “parece que estou num carro 0 km, com tudo funcionando, tudo justinho. E o carisma dele faz sucesso na rua”.
Fuscas com a janela traseira “Split Window” são um dos mais cobiçados por colecionadores (Foto: Caio Kenji / G1)Fuscas com a janela traseira “Split Window” são um dos mais cobiçados por colecionadores (Foto: Caio Kenji / G1)
Serviço
AutoEsporte ExpoShow
Quando: de 21/11 a 24/11
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP)
Horários: das 14h às 22h (entrada até as 21h) até 23/11; das 11h às 19h (entrada até as 17h) no dia 24/11
Ingressos: vendas pelos sites www.autoesporteexposhow.com.br e www.ticketsforfun.com.br,  na bilheteria do Credicard Hall (Av. Nações Unidas, 17.955) e nas bilheterias do Anhembi
Preços:
- inteira
R$ 20 (para os dias 21 ou 22/11) e R$ 30 (para 23 ou 24/11)
- meia
R$ 10 (para os dias 21 ou 22/11) e R$ 15 (para 23 ou 24/11)
- amigo (mínimo 4 tickets)
R$ 16 (para os dias 21 ou 22/11) e R$ 24 (para 23 ou 24/11)
Não serão vendidos ingressos com desconto para grupos nos dias do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário