MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 23 de novembro de 2013

Nutricionista dá dicas de alimentação para encarar o vestibular da Fuvest


Alimentos com fibras e hidratação contribuem para dar energia ao estudante.
Comidas pesadas e álcool devem ser evitados para a prova de domingo.

Do G1 Vale do Paraíba e Região (*)

Alimentação leve ajuda candidatos na FUvest (Foto: Daniel Corrá/ G1)Alimentação leve pode ser ajuda extra para vestibulandos da Fuvest neste domingo (Foto: Daniel Corrá/ G1)
Na véspera do vestibular da Fuvest, um dos mais concorridos do país, estudantes devem se preocupar com alimentação saudável, além do tempo de dedicação aos estudos. Equilibrar o consumo de alimentos leves com hidratação de água e líquidos isotônicos pode ajudar o candidato a ter concentração e até melhorar desempenho para a prova que acontece neste domingo (24). Ao todo, mais de 172 mil candidatos concorrem a cerca de 11 mil vagas em várias áreas.
Na expectativa para prestar vestibular pelo terceiro ano consecutivo em São José dos Campos (SP), o estudante Eduardo Elias Zaneli Ferraz, de 20 anos, já foi prejudicado durante uma prova por causa de alimentação inadequada. "No ano passado eu tentei mudar a minha rotina alimentar antes da prova e tive mal-estar. Passei mal e acabei não indo bem na prova por causa disso", afirma.

Para o dia da prova, a nutricionista Mariana D'Ávila recomenda equilibrar alimentos doces, salgados e fibras. “É recomendado consumir alimentos que a pessoa já esteja habituada. Uma boa opção é suco de açaí, banana e granola, que têm uma digestão fácil e contribuem para dar energia”, explica. Frutas secas como castanhas, ameixas, nozes e amêndoas também são opções.
Pelas recomendações de Mariana, Eduardo está no caminho certo e diz levar para as provas uma barra de cereal, outra de chocolate e água. "Acho que comer estes alimentos me ajuda a despertar durante a prova e espanta o sono", diz.

Segundo a nutricionista, o ideal é cuidar dos hábitos alimentares com antecedência. “No dia anterior à prova, você tem que estar muito hidratado. O ideal é beber dois litros de água por dia, principalmente com o calor. Uma das conseqüências da desidratação é alteração de memória, letargia e falta de atenção”, afirma.

Durante a prova, porém, a hidratação deve ser feita com cuidado. “A pessoa nunca pode tomar mais que 200 ml de uma só vez, porque ela pode ter muita vontade de ir ao banheiro. É importante alternar entre a água e o isotônico de quinze em quinze minutos”, recomenda.

Alimentos como banana e chocolate também contribuem para diminuir a ansiedade do estudante. “Estudos mostram que a banana tem triptofano, que ajuda no controle de ansiedade. A banana, assim como o chocolate, pode ajudar nesses casos”, afirma Mariana. Já alimentos salgados auxiliam no equilíbrio do organismo em casos de queda de pressão.

Evite alimentos pesados
A especialista ainda ressalta alguns cuidados que devem ser tomados para não comprometer o desempenho dos vestibulandos. “Alimentos com digestão lenta, como feijoada e churrasco, devem ser evitados nos dias que antecedem a prova. Queijos amarelos, mortadela e embutidos mais fortes também”, diz.

Quanto às bebidas, o estudante deve ficar atento e evitar o consumo de álcool. “O álcool também pode atrapalhar e é bom ser evitado pelo menos 72 horas antes da prova, porque atrapalha bastante no funcionamento do fígado e aumenta a letargia”, afirma Mariana.

(*) Colaborou Daniel Corrá

Nenhum comentário:

Postar um comentário