MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 23 de novembro de 2013

Em caso raro, vaca surpreende e dá à luz a bezerras trigêmeas em Goiás


Parto triplo deixou até dono do animal assustado: 'Nunca tinha visto'.
Veterinário diz que 95% das vacas têm apenas um filhote por gestação.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

Uma vaca deu à luz a bezerras trigêmeas, em Porangatu, no norte de Goiás. O fato é considerado muito raro pela medicina veterinária e chamou a atenção até de quem já lida com gado há bastante tempo. As bezerrinhas nasceram saudáveis e já foram até batizadas com os nomes de Juvilhana, Clarissa e Inês.
O produtor rural José Rodrigo, dono de Amarelinha, mãe dos filhotes, disse que cria cabeças de gado há muito tempo, mas que nunca tinha visto nada igual. Ele conta que ficou surpreso quando descobriu que o animal tinha parido mais de uma bezerra.
"Quando acordei, vi que a vaca tinha parido três bezerrinhos. Foi bom demais porque nunca tinha acontecido. Pensava que ia parir dois. Mexo com gado e nunca tinha visto parir três não", diz o produtor.
Apesar das trigêmeas terem nascido saudáveis, o veterinário Sebastião José de Carvalho alerta que é preciso redobrar os cuidados neste caso. Como esta situação é rara, é preciso ficar atento à alimentação dos bichos.
"Parto de trigêmeos não é comum. Geralmente, em 95% dos partos de vacas são de apenas um bezerro. É preciso ter um cuidado especial, porque um filhote precisa de quatro litros de leite por dia. Com três bezerros, o proprietário tem que ficar de olho porque um deles pode enfraquecer por não estar mamando devido à competição", explica.
Em caso raro, vaca surpreende e dá à luz bezerras trigêmeas em Porangatu, Goiás 2 (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Bezerras já receberam nomes: Juvilhana, Clarissa e Inês  (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Em caso raro, vaca surpreende e dá à luz bezerras trigêmeas em Porangatu, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Filhotes se espremem para mamar: veterinário alerta para cuidados (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Nenhum comentário:

Postar um comentário